Uma das peças mais importantes do automóvel é o radiador. Ele impede o superaquecimento do motor e o mau funcionamento da peça pode causar um grande prejuízo.
Se você chegou até aqui deve está se perguntando o que causa o radiador furado e o que acontece se você não resolver o problema da peça?
Vamos responder essa e outras perguntas.
O que causa o radiador furado?
O radiador trabalha com água desmineralizada e aditivo. Por isso, se você usar a água da torneira — com o passar do tempo, poderá ocorrer uma corrosão. Outra causa de furos no radiador são os impactos de detritos causados pela alta velocidade do automóvel.
O que acontece se o carro continuar com o radiador furado?
Além de comprometer a refrigeração do motor, fazendo com que ele trabalhe em altas temperaturas, o radiador furado dilata os componentes do automóvel. Ele também aumenta o desgaste e derrete as peças, como a junta do cabeçote.
Portanto, não se pode consertar o radiador de qualquer maneira. É preciso contar com o trabalho de um bom mecânico para fazer esse tipo de serviço e evitar futuras rachaduras na peça.
Como consertar o furo no radiador do carro?
Primeiro é importante observar a temperatura do automóvel. Caso ela esteja alta, poderá ser um sinal de radiador furado. Em seguida, verificar se há poças de água debaixo do carro. Esse é um sinal clássico de radiador furado.
Também é importante verificar o nível de reservatório fluído. Se estiver baixo é sinal de vazamento no radiador e por último, inspecione o compartimento do motor e verifique se há alguma irregularidade na peça.
Em segundo lugar, é preciso localizar o vazamento no radiador. Para isso, deixe o motor esfriar. Depois, o mecânico deverá abrir o capô e em seguida esperar algumas horas para começar o trabalho.
Com o equipamento de proteção adequado, o profissional poderá verificar o radiador. Para isso, ele fará uma inspeção debaixo do veículo. Assim, com o auxílio de uma mangueira será possível localizar o vazamento no radiador do automóvel.
Para reparar o radiador furado é importante usar um selante comercial. Há no mercado vários. Depois de escolher o melhor selante, o mecânico deverá remover a tampa do radiador e despejar o produto no sistema de arrefecimento.
Caso haja pouco líquido no sistema, ele poderá ser completado com fluido de arrefecimento e água. É importante colocar a tampa no radiador para depois ligar o motor. Assim, o vazamento será fechado de acordo com a passagem do selante.
Para as rachaduras visíveis, o mais indicado é usar epóxi. Assim, o mecânico identificará a rachadura e poderá limpar a área ao redor dela, para que nenhuma sujeira prejudique o trabalho.
Como verificar o conserto ?
E, por último, você deverá verificar o conserto. Independente do método utilizado para resolver o problema do radiador furado, é importante verificar se o serviço deu certo. Para isso, deixe o mecânico trabalhar e depois pergunte a ele sobre o trabalho realizado.
Em seguida, o profissional terá que dirigir o automóvel para testá-lo e ver se ainda há sinais de vazamento. Desta forma, se tiver algum problema, os testes deverão continuar para identificar a origem do vazamento. Pode haver outras situações que causam o radiador furado.
Por isso, se o conserto não der conta, o mecânico deverá identificar se há outros problemas e repetir o processo.
Trocar o líquido de arrefecimento
Após reparar o radiador furado, o mecânico deverá trocar todo o líquido da peça. Para isso, é necessário usar água desmineralizada e aditivo nas proporções e especificações do manual do proprietário do automóvel.
Quanto custa pra arrumar um radiador furado?
Isso depende do serviço realizado na oficina mecânica. No entanto, em geral, a revisão do radiador pode custar a partir de R$120,00. Nesta revisão será feita a limpeza de todos os componentes e, também, a reposição do líquido de arrefecimento com os aditivos necessários.
Neste serviço, são verificados o estado de conservação das peças do sistema e a ocorrência de eventuais vazamentos. Assim, é preciso verificar se as mangueiras estão rachadas para trocá-las. Essa despesa pode custar até R$320,00.
Já se você tiver que trocar o radiador devido ao acúmulo de sujeira ou furos, poderá gastar de R$240,00 a R$1800,00.
Como você viu neste artigo, várias podem ser as causas do radiador furado. No entanto, para evitar dores de cabeça e prejuízos com a peça, a nossa dica é que você faça a manutenção preventiva sempre que possível. Só assim você poderá economizar!
Gostou do conteúdo? Lembre-se de sempre fazer a manutenção do seu carro, afinal de contas, você não vai querer ficar na mão !
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