O que é melhor aditivo ou água desmineralizada?

Existem alguns motoristas que dispensam o uso do aditivo, apenas usam a água desmineralizada. O que a maioria não sabe é que ambos são essenciais para o radiador e que tem a função completamente diferente uma da outra. Alguns até perguntam o que é melhor: “água desmineralizada ou aditivo?”. A grande resposta é “OS DOIS!” e esse post está aqui para te explicar o porquê.

Água Desmineralizada: Necessária, Mas Não o Suficiente

Contudo, o uso da água desmineralizada é fundamental para prevenir a corrosão no sistema de arrefecimento. No entanto, por mais que seja pura, ela não é capaz de resolver certos problemas causados por impurezas na água.

LeiaTambém

O aditivo, com o etilenoglicol, desempenha um papel crucial no sistema de arrefecimento. Sua primeira função é elevar o ponto de ebulição da água, tornando mais difícil que ela ferva, o que é crucial em casos de superaquecimento do motor.

Além disso, o etilenoglicol também atua na limpeza do sistema de refrigeração, prevenindo a oxidação e a formação de depósitos. Em regiões muito frias, ele impede a água de congelar, garantindo o funcionamento do motor em baixas temperaturas e em regiões muito quentes, ele impede da água ferver como explicado ali em cima.

Portanto, a água desmineralizada e o aditivo não são substitutos, mas complementam-se. A água desmineralizada evita a corrosão e a formação de depósitos, enquanto o aditivo oferece proteção adicional, eleva o ponto de ebulição, limpa o sistema e previne o congelamento e fervura!

Quanto usar de aditivo e água desmineralizada?

E agora você deve estar se perguntando: tá mas quanto de cada eu coloco? A proporção correta pode variar de 40% a 60% de cada um, dependendo das especificações do fabricante. Mas se você não tiver paciência para ler o manual, você pode sempre contar com o nosso velho amigo Google ou você pode simplesmente usar metade de cada que vai funcionar da mesma maneira.

Por fim, recomendamos a marca Procooler, que tem aditivos de qualidade e excelente custo benefício, clique aqui e confira aditivos Procooler!

Leia também: ” Descubra Aqui: Quanto Tempo Dura o Gás Do Ar Condicionado Automotivo?

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *