Aditivo para Radiador: 4 motivos para você não colocar água da torneira no seu radiador!

Compartilhe

Getting your Trinity Audio player ready...

Quem nunca assistiu um filme que a mocinha está passeando pelas belas paisagens e com uma música bem divertida e de repente começa sair fumaça do carro? Pois é! Isso acontece por vários motivos, mas o principal é o seguinte: ela esqueceu de verificar o liquido de arrefecimento! 

Primeiro vamos entender o que significa o sistema de arrefecimento do motor. Ele tem um papel muito IMPORTANTE dentro da estrutura mecânica do seu carro, sendo responsável por manter a temperatura a um nível adequado para o bom funcionamento do veículo. 

Muita gente acha que o sistema de arrefecimento é somente o radiador, mas se engana, as peças que compõem o sistema arrefecimento são: bomba d’água, válvula termostática, reservatório, radiador, sensor de temperatura, ventoinha (também conhecida como eletroventilador) e, por último, um fluido composto por água desmineralizada(deionizada), monoetilenoglicol e inibidores de corrosão de origem inorgânica, orgânica (OAT) ou híbridos. 

Calma! O nome é complicado, mas não se assuste é bem simples!  

Você achou que era somente colocar água da torneira e estava tudo bem ne?  Mas aí que mora o perigo e eu vou te mostrar o porquê! 

O primeiro motivo para você não utilizar de maneira nenhuma água da torneira é porque essa água, é composta por moléculas de H2O (óbvio!) e sais minerais, dentre eles temos o cloro e flúor, para nós seres humanos esses sais minerais são excelentes, mas para o radiador que é basicamente feito de alumino é o terror! O Cloro em contato com Alumínio entra em reação química e formam o Cloreto de Alumínio que oxida o material do radiador diminuído a vida útil da peça. 

O segundo motivo é que a água tem 3 estados (líquido, gasoso e sólido), o ponto de ebulição (transição do estado líquido para gasoso) da água da torneira/filtrada é 100° célsius e os motores mais atuais trabalham com temperaturas entre 85° e 100° para atingir uma maior eficiência, logo se você usar água da torneira no seu sistema de arrefecimento ela irá entrar em ebulição rapidamente formando vapor e bolhas de ar nas galerias do motor e nas mangueiras por onde o fluído de arrefecimento circula. 

A presença dessas bolhas e do vapor provoca a queda do rendimento, prejudicando o funcionamento da bomba d’água, e a temperatura de trabalho do motor sobe, levando ao superaquecimento (ocasionando muitas vezes aquela fumaceira toda), muitas vezes empenando bloco ou cabeçote (calma que em outro post, iremos explicar o que é isso!) 

A água correta a ser utilizada é a água desmineralizada (deionizada), porém com o auxílio de aditivos

terceiro motivo é destinado à manutenção do sistema. Os aditivos possuem antioxidantes para conservar as peças metálicas e garantir a lubrificação de mangueiras de borracha, presentes no sistema, aumentando a vida útil das peças. 

quarto motivo é referente a eficiência do sistema, o aditivo melhora a troca térmica, auxiliando a refrigeração do motor. 

Agora você pode estar se perguntando porque então tenho que usar água desmineralizada (deionizada) junto com os aditivos? 

Essa mistura tem motivos, como expliquei acima, água evapora ao atingir altas temperaturas e o uso do aditivo, tem a função de diminuir a temperatura de fusão da mistura; elevar a temperatura de ebulição da mistura (a água não irá mais evaporar ao atingir 100°) além disso, o aditivo adicionado irá conservar os componentes mecânicos e melhorar da troca térmica do sistema, logo irá e conservar todo o sistema de arrefecimento prolongando a vida útil do seu motor.  

Então qual a quantidade de aditivo devo usar no meu carro? 

A quantidade de aditivo deve ser em torno de 30 a 60% da quantidade de água desmineralizada usada na mistura. Por exemplo: se você utilizar 1L de água desmineralizada a quantidade de aditivo irá variar entre 300 a 600 ml de aditivo  

Esses valores dependem do motor e do tipo de aditivo empregado na mistura. Você pode consultar os valores de mistura nos rótulos dos aditivos, então o conselho é sempre ler e seguir as instruções dos rótulos e do manual do proprietário do veículo. 

Abaixo vou te apresentar nossa lista de produtos no nosso site !

https://www.macrocar.com.br/

Aditivo para Radiadores Procooler

O aditivo para Radiador Procooler é um produto desenvolvido para oferecer proteção contra corrosão, superaquecimento e congelamento e evita a formação de espuma já contém água desmineralizada. O produto também atende aos mais rigorosos testes de corrosão. Embalagem: 1 L.

Fluido para radiador Bio Long Life Rosa

O Fluído para Radiador orgânico protege o sistema de arrefecimento contra corrosão congelamento e superaquecimento. Atende aos mais rigorosos testes de corrosão, evita a fervura, evita a formação de espuma e já contém água desmineralizada. Embalagem: 1 L.

Fluido para Radiador Anticongelante Delphi

O aditivo para radiador Delphi foi desenvolvido para oferecer proteção para o sistema de arrefecimento contra corrosão, superaquecimento e congelamento e evita a formação de espuma e bolhas. Este produto é à base de monoetilenoglicol e é necessário a diluição com água desmineralizada Embalagem: 1L.

O aditivo para Radiador inorgânico produto protege o sistema de arrefecimento contra corrosão congelamento e superaquecimento. Atende aos mais rigorosos testes de corrosão, evita a fervura, evita a formação de espuma e já contém água desmineralizada. Embalagem: 1 L.

Aditivo para Radiador Protect Ultra 100 Valeo

O aditivo para Radiadores Protect Ultra 100 Valeo é orgânico e biodegradável, proteger o sistema de arrefecimento da corrosão congelamento e superaquecimento, evita a fervura, evita a formação de espuma e atende aos mais rigorosos testes de corrosão. Embalagem: 1 L.

Aditivo para Radiador Prorad

O aditivo para Radiadores PRORAD é orgânico e atende veículos que utilizam GNV, Etanol e Gasolina, o produto proteger o sistema de arrefecimento da corrosão congelamento e superaquecimento, e lubrifica a bomba d’água e atende aos mais rigorosos testes de corrosão. Embalagem: 1 L.

Aditivo para Radiador Protect 100 Valeo

O aditivo para Radiadores Protect 100 Valeo é orgânico e atende veículos que utilizam GNV, Etanol e Gasolina, o produto proteger o sistema de arrefecimento da corrosão congelamento e superaquecimento, eleva o ponta de ebulição e baixa o ponto de congelamento em até 30°. e atende aos mais rigorosos testes de corrosão. Embalagem: 1 L.

Publicações recentes

O que é melhor água ou aditivo?
Postagem

O que é melhor aditivo ou água desmineralizada?

Existem alguns motoristas que dispensam o uso do aditivo, apenas usam a água desmineralizada. O que a maioria não sabe é que ambos são essenciais para o radiador e que tem a função completamente diferente uma da outra. Alguns até perguntam o que é melhor: “água desmineralizada ou aditivo?”. A

Posso usar água filtrada no radiador?
Postagem

Pode colocar Água Filtrada no Radiador do Carro?

Existem muitas dúvidas quando o assunto é a água/liquido que vai no radiador: Uso só água ou tenho que usar aditivo? Uso água e aditivo ou só pode um por vez? Quanto de cada eu tenho que colocar? Posso usar água filtrada? Posso usar água de torneira? E a lista

O que acontece quando a água do radiador acaba?
Postagem

Entenda: o Que Acontece Quando a Água do Radiador Acaba?

Ei, motoristas! Você já se perguntou o que aconteceria se a água do radiador do seu carro simplesmente acaba-se? Vamos mergulhar nesse assunto e entender os possíveis problemas que surgem quando o nível de água do radiador diminui e como lidar com essa situação. 1. Aumento da Temperatura do Motor: