Com fim de ano chegando, você já deve estar se programando para pegar a estrada, mas o que você não pode esquecer de verificar a saúde do seu carro antes de pegar a estrada.
Mesmo que você não vá viajar longas distâncias, deve lembrar que nesta época do ano o trânsito fica intenso em todos os lugares, exigindo ainda mais a atenção e o bom funcionamento do seu carro.
Para não esquecer nenhum detalhe na hora de fazer a sua revisão de final de ano,
Confira 10 dicas que a Macrocar tem para te dar:
1 – Planeje sua viagem com antecedência:
Verifique condições da estrada e caso precise dirigir em estradas mal conservadas, opte por realizar a sua viagem durante o dia.
2 – Confira toda a documentação:
A carteira de motorista é um dos itens que merecem muita atenção quanto à data de renovação. Também é muito importante checar se os documentos do veículo (o CRLV, ou seja, o Certificado de Registro Licenciamento Veículo) estão em ordem.
3 – Pneus:
O estepe é o seu melhor amigo. Não deixe ele pra trás durante as suas viagens, pois a sua ausência pode transformar um contratempo em um problema gigante. Não esqueça de calibrar o estepe antes de pegar a estrada!
Verifique também se existem bolhas nos seus pneus, pois pode ser um indício de dano estrutural. E mais, pneus desgastados podem ser sinônimo de desalinhamento da suspensão, o que gera outros danos maiores no veículo.
4 – Alinhamento da suspensão e balanceamento:
Sinais de desregularem aparecem geralmente em velocidades maiores, como vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica.
5 – Barulhos na suspensão:
Pequenos barulhos que surgem com o automóvel em movimento podem indicar problemas importantes. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados. Importante atentar que as condições da estrada utilizada em trajetos diários podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão do veículo.
6 – Atenção a quilometragem:
Não deixe passar muito do indicativo de revisão, uma vez que apesar de não contar no registro de quilometragem rodada, o tempo parado em congestionamento também gera um desgaste no automóvel, o que chamamos de quilometragem oculta.
7 – Óleo:
o óleo do veículo deve ser trocado a cada seis meses ou 10 mil km.
8 – Itens de Segurança:
Triângulo, macaco, chave de roda e demais itens de segurança: verifique se estes itens estão íntegros antes de pegar a estrada. Lembre-se também de checar o funcionamento do extintor de incêndio e se os cintos de segurança estão acessíveis (e fáceis de serem encontrados) por qualquer um dos passageiros.
Se, por acaso, o veículo for parado pela Polícia Rodoviária, você terá grandes problemas se tudo não estiverem em ordem.
9 – Manutenções Preventiva Simples:
Verifique o filtro de ar, além de elevar o consumo de combustível, um filtro velho/danificado faz com que o carro perca potência.
– Bateria: verifique a vida útil e preste atenção também à limpeza dos cabos a à checagem do alternador, que deve estar mantendo corretamente a carga da bateria.
– Fluidos: atenção redobrada nesta época do ano. Na hora de viajar você sempre lembra de levar água pra aguentar as longas horas na estrada não é mesmo? Seu companheiro de quatro rodas também precisa do mesmo cuidado. Mas nada de colocar água no radiador hein !
– Embreagem: verificar sempre o desgaste das peças da embreagem, principalmente se o carro estiver apresentando sintomas como embreagem pesada ou se o carro está trepidando.
– Lanternas e faróis: antes de pegar a estrada, lembre-se de checar se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Trocar uma lâmpada queimada é algo rápido e que pode prevenir um acidente grave.
– Sistema de limpeza dos vidros: além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, cheque o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas.
Conclusão
Para poder desfrutar de uma viagem tranquila, sem “pepinos” no carro e sem ter que parar no caminho por conta de uma falha mecânica, a receita é bem simples: manutenção preventiva para tudo!
A revisão de férias é importante para você se divertir com a consciência leve e tranquila, pois ela gera segurança e aumenta a vida útil do carro e de seus componentes, a partir da conservação e da integridade dos sistemas e subsistemas.
Portanto, fazer a checagem de cada item pode ser a diferença entre muita diversão nas férias ou ficar parado no acostamento à espera de socorro. Sendo assim, procure por uma oficina de confiança com antecedência, munido das anotações das últimas revisões. Depois disso, é só relaxar e boas férias!
E então? Gostou de conhecer mais sobre a revisão de férias? Clique aqui para saber mais sobre manutenção preventiva!