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Com o aumento do preço do combustível nos últimos anos, os motoristas têm optado por não utilizar esse “luxo”, dado que o uso do aparelho acaba dificultando o controle de gasto com combustível dos veículos.
Afinal, o ar-condicionado realmente gasta combustível? Sem dúvida alguma, essa é aquela velha e típica pergunta que não sai da cabeça de quem é motorista e que entra, indiscutivelmente, no hall de mitos e verdades sobre um carro. Mas e então, será que é verdade ou mentira?
Mas será que a diferença é realmente tão grande assim? Ou isso seria apenas um mito? Para saber mais sobre o assunto, acompanhe a seguir:
Como funciona o ar-condicionado do carro?
Antes de falarmos sobre consumo de ar-condicionado, é preciso entender como ele funciona. Ele opera a partir de um sistema de expansão e compressão de um gás, conhecido também como fluido refrigerante.
Esse gás muda de estado físico — de líquido para gasoso e vice-versa — de acordo com as condições de temperatura e pressão no interior do sistema, promovendo a troca de calor.
Um dos dispositivos mais importantes para o funcionamento do ar-condicionado veicular é o compressor, responsável por comprimir o gás, aumentando sua pressão e sua temperatura.
Feita a compressão, o gás vai para o condensador, mecanismo localizado na dianteira do veículo, onde o fluxo de vento é o mais intenso, o que permite uma troca de calor, diminuindo a sua temperatura. Isso faz com que o gás mude para o estado líquido, porém ainda sob pressão elevada.
O fluido passa então para a válvula de expansão, responsável por uma queda brusca de pressão, causando uma queda ainda maior de temperatura.
A expansão faz com que o líquido se transforme em gotículas, que passam por um sistema intrincado de tubos, responsável por resfriar o ar externo que vem do lado de fora do veículo e passa pelo exterior destes tubos.
O contato do ar externo — quente — com a tubulação — fria — gera uma troca de temperatura, que faz com que o fluido volte ao estado gasoso, reiniciando o processo do zero. As ventoinhas assopram o ar gelado para dentro do carro e o ar quente é expelido.
O ar-condicionado gera gasto de combustível?
Diante do que acabamos de falar, percebe-se que o ar-condicionado automotivo funciona a partir de um sistema que utiliza tanto energia elétrica quanto mecânica. O compressor é ligado ao motor do veículo por meio de uma correia específica, funcionando a partir dele.
Portanto, o uso do ar-condicionado impacta, sim, no consumo de combustível. Isso explica também o motivo pelo qual, ao tentar subir um morro com o ar do carro ligado, sentimos uma perda de potência do veículo.
De acordo com especialistas, é inegável o fato de que manter o ar-condicionado ligado gera maior aumento no gasto de combustível. Eles apontam um gasto em torno de 10% do combustível disponível. Portanto, se o carro tem, digamos, 100 litros de combustível, então 10 litros serão usados pelo ar-condicionado, caso ele fique ligado por um bom tempo.
Existem outros fatores que influenciam no gasto de combustível pelo uso do ar-condicionado, veja a seguir:
Potência do motor influencia o gasto de combustível?
Motores de alta cilindrada tendem a sofrer menos com o ar-condicionado para carros ligado, afinal, como a potência é maior, ele não precisa se “esforçar” mais para que o sistema de refrigeração funcione.
Entretanto, lembre-se de que o ar-condicionado de seu carro é apenas um componente slave do motor, ou seja, seu funcionamento depende unicamente do motor do carro. É daí que vem a força para que consiga refrigerar o interior de seu veículo.
No caso dos carros menos potentes, acontece o contrário: o sistema de refrigeração exige muito mais do motor, acarretando em um consumo de combustível maior.
O uso do compressor do ar-condicionado para carros exige, em sua maioria, pelo menos 2 a 3 cavalos de potência do motor para cumprir sua função. No caso dos modelos 1.0, o desempenho fica mais comprometido pelo uso.
Temperatura e umidade
Em dias quentes e úmidos, o sistema de refrigeração precisa de mais energia para conseguir reduzir a temperatura. Isso exige um esforço maior do motor e, consequentemente, o consumo de combustível aumenta.
Velocidade do ventilador
Quando o sistema de refrigeração chega próximo a zero grau, o compressor desliga automaticamente, impedindo assim o acúmulo de gelo nas tubulações, voltando a funcionar no momento em que a temperatura aumenta.
Quando o ventilador do ar-condicionado está em baixa velocidade, o ar vai circular mais lentamente, permitindo que o compressor “descanse” mais vezes. Dessa forma, o consumo será menor.
Já nos casos em que o ventilador está na velocidade máxima, quase não ocorre o acúmulo de gelo, forçando o sistema a funcionar o tempo todo, o que aumenta o consumo.
Quais as diferenças entre o ar-condicionado digital e o analógico?
Hoje em dia, quase todos os carros já contam com o sistema analógico em seus modelos mais simples. Já os veículos mais caros contam com o sistema digital, que é mais moderno e garante mais conforto.
São pouquíssimas as diferenças entre os dois, sendo que a principal delas é no quesito “conforto”. O sistema digital, em regra, possui quase o dobro de ajustes de velocidade quando comparado ao analógico, além de especificar exatamente qual é a temperatura do ar.
Em relação à durabilidade, como o sistema digital é mais moderno, ele também é mais resistente do que o analógico. Sua manutenção, porém, é mais cara, com peças de valor muito mais elevado.
Por fim, como o ar-condicionado digital exige um pouco mais do motor para atingir a temperatura ideal em menos tempo, ele aumenta o consumo de combustível. Essa diferença, porém, é muito pequena em relação ao sistema analógico.
Janelas abertas ou ar-condicionado ligado?
Diante do que foi dito anteriormente, as pessoas costumam pensar que manter o carro com as janelas abertas vai fazê-lo economizar. Em regra, sim, mas isso só funciona, em geral, na zona urbana.
Na estrada, porém, o conselho é que o ar-condicionado seja mantido ligado, pois abrir as janelas pode fazer com que o carro gaste muito mais combustível. Por isso, dissemos que o consumo de combustível em razão do ar-condicionado é relativo, pois em algumas situações é melhor mantê-lo ligado do que desligado.
Gasto de combustível do ar-condicionado é relativo?
Segundo os especialistas, para que o carro se mantenha em uma mesma velocidade, é preciso que ele fique com as janelas fechadas, pois na medida que a direção do vento muda e passa por dentro dele, ele perde força, variando a sua velocidade, o que gera um aumento no gasto de combustível de até 5%. É o que se chama de freio aerodinâmico.
As janelas abertas aumentam o atrito do carro com o ar, o que também influencia negativamente no consumo de combustível, já que o motor precisará se esforçar mais para movimentar o veículo.
Para saber qual impacto é maior, devemos observar outras variáveis: a aerodinâmica, peso, tamanho e velocidade do carro, além do lugar em que está dirigindo. A melhor opção, em qualquer caso, é dirigir com as janelas fechadas e ar desligado. Mas isso nem sempre é possível, ainda mais em dias quentes.
Viajando dentro da cidade por exemplo, onde a velocidade máxima não passa dos 80km/h, pode-se deixar as janelas abertas, pois o atrito com o ar quase não afeta o consumo. Já em estradas, talvez valha a pena ligar o ar-condicionado, pois a velocidade do veículo está muito maior e o vento pode incomodar o motorista.
Em um caso hipotético, o carro que tem 50 litros de combustível para percorrer determinada quantidade de km, com a janela aberta, pode perder a velocidade e reduzir os 50 litros para 47,5, perdendo, assim, 5%. Isso em um cálculo simples, o que significa que esse valor pode aumentar, a depender do impacto do vento.
Nesse caso, o ideal é manter o ar-condicionado ligado e os vidros fechados. Nas palavras de Jerry Casemiro, especialista em mecânica “O uso do ar-condicionado aumenta em média 10% o consumo de combustível do carro. Já ao abrir a janela em velocidades acima de 80 km/h, o gasto com álcool ou gasolina é maior que com o aparelho ligado”.
Agora que você sabe que nem sempre é bom desligar o ar-condicionado acreditando que vai economizar combustível, fique atento!
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