Sabia que o sistema de ar condicionado do carro também usa óleo? Mas não se assuste! O óleo do compressor do sistema de ar condicionado do carro não tem prazo de validade por quilometragem.
Mas claro, que isso não quer dizer que ele não precise ser substituído em alguns casos!
Diferente de outros sistemas do carro, o óleo do compressor do seu carro só irá ser trocado em caso de danos no sistema.
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O objetivo do óleo do compressor do ar condicionado é lubrificar todo o sistema (válvulas e pistões), esse óleo fica em um compartimento isolado, não tem vareta de verificação de nível como o do óleo do motor e também não sofre desgaste durante o uso se todo o seu sistema de ar condicionado estiver funcionando corretamente!
Ao misturar-se com o gás refrigerante o óleo se move ao longo de todo o sistema através dos componentes e mangueiras, durante o funcionamento, uma parte deste óleo fica aderida nas paredes internas das tubulações e em maiores quantidades no condensador, evaporador, filtro secador e compressor, por isso ao trocar algumas peças do compressor é necessário também fazer uma reposição desse óleo que fica na peça (Mais abaixo coloquei uma tabela com todos esses dados, confira!)
O Óleo PAG (Poli – Alquileno – Glicol) é composto por óleos sintéticos base PAG termicamente estáveis, para lubrificação de compressores de refrigeração. O óleo PAG da Procooler foi exclusivamente desenvolvido para resistir à formação de borras e depósitos, típicos dos óleos submetidos a altas temperaturas e baixo ponto de congelamento (-45º), propiciando maior vida útil do lubrificante.
A troca desse óleo do compressor só acontecerá em algumas situações através de diagnóstico visual do ar condicionado do veículo, como podemos verificar abaixo !
COLORAÇÃO VERMELHO MEIO ALARANJADO (foto 1)
-Visivelmente com muito contraste ou alguma outra tintura no sistema
COLORAÇÃO MARROM CLARO (foto 2)
-Sistema ou compressor exposto a um superaquecimento ou alta pressão.
COLORAÇÃO MARROM ESCURO OU PRETO (foto 3)
-Sistema ou compressor exposto a um excessivo superaquecimento ou alta pressão por um longo tempo.
VISÍVEIS LASCAS DE METAL OU PARTÍCULAS (foto 4)
-Desgaste do compressor causado pela falta de óleo ou baixa lubrificação.
VISÍVEIS COMPOSTOS DE PLÁSTICO E BORRACHA (foto 5)
-Adição de aditivos agressivos que reagem nas vedações (selos e anéis) e mangueiras, falha do filtro secador ou algum desgaste nele.
BOLHAS VISÍVEIS (foto 6)
– Contaminação do sistema causada pela mistura de aditivos de má qualidade ou o vácuo não foi feito da forma correta no último serviço efetuado neste sistema.
VISIVELMENTE GELATINOSO OU COM A CONSISTÊNCIA CRISTALIZADA (foto 7)
-Tapa vazamentos de má qualidade com agentes que reagem no gás, óleo e contraste. O vácuo no sistema feito antes do tapa vazamento ser aplicado e ele próprio não foi bem feito.
VISIVELMENTE LEITOSO E COM APARÊNCIA DE SUJO (foto 8)
-Flush mal feito e com agentes agressivos que reagiram no alumínio e na camada de teflon das partes interna do compressor e o vácuo no sistema além do serviço não ter sido bem feito, foi feito depois do flush.
Agora vamos descobrir qual a quantidade ideal para repor o óleo do compressor do seu carro pela marca:
TABELA PARA REPOSIÇÃO DE ÓLEO DO COMPRESSOR
MODELO | QUANTIDADE (ml) | VEÍCULO |
6P Denso | 200 ml | Carro |
6P Denso | 270 ml | Caminhão |
10P15 Denso | 200 ml | Carro |
10P15 Denso | 250 ml | Caminhão |
10PA15 / 17 Denso | 200 ml | Carro |
10P08 Denso | 150 ml | Carro |
508 Sanden | 300/350 ml | Caminhão / Máquina |
709 Sanden (SD7H15) | 300/350 ml | Caminhão / Máquina |
Harrison | 200 ml | Carro |
9011 Delphi | 180 ml | Carro |
York Quadrado | 550 ml | Caminhão |
York Quadrado | 400 ml | Carro |
Sanden SD7V16 | 200 ml | Carro |
Seltec Zexel | 280 ml | Caminhão |
Gol III / Mercedes 280 Denso | 200 ml | Carro |
BMW 280 / Zafira | 200 ml | Carro |
FX15 (Fic Ford) | 220 ml | Carro / Pick Up |
REPOSIÇÃO DE ÓLEO POR COMPONENTE
COMPONENTE | QUANTIDADE DE ÓLEO A SER RESPOSTO |
Evaporador | Adicionar 50cc |
Condensador | Adicionar 50cc |
Filtro Secador | Adicionar 30cc |
Mangueira Descarga | Adicionar 20cc |
Mangueira Sucção | Adicionar 15cc |
Mangueira Líquida | Adicionar 10cc |
Tubo | Adicionar 10cc |
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