Óleo do Compressor: Saiba quando é a hora de trocar o óleo do compressor do seu automóvel!

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Sabia que o sistema de ar condicionado do carro também usa óleo? Mas não se assuste! O óleo do compressor do sistema de ar condicionado do carro não tem prazo de validade por quilometragem.  

Mas claro, que isso não quer dizer que ele não precise ser substituído em alguns casos!   

Diferente de outros sistemas do carro, o óleo do compressor do seu carro só irá ser trocado em caso de danos no sistema.  

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O objetivo do óleo do compressor do ar condicionado é lubrificar todo o sistema (válvulas e pistões), esse óleo fica em um compartimento isolado, não tem vareta de verificação de nível como o do óleo do motor e também não sofre desgaste durante o uso se todo o seu sistema de ar condicionado estiver funcionando corretamente! 

Ao misturar-se com o gás refrigerante o óleo se move ao longo de todo o sistema através dos componentes e mangueiras, durante o funcionamento, uma parte deste óleo fica aderida nas paredes internas das tubulações e em maiores quantidades no condensador, evaporador, filtro secador e compressor, por isso ao trocar algumas peças do compressor é necessário também fazer uma reposição desse óleo que fica na peça (Mais abaixo coloquei uma tabela com todos esses dados, confira!)

O Óleo PAG (Poli – Alquileno – Glicol) é composto por óleos sintéticos base PAG termicamente estáveis, para lubrificação de compressores de refrigeração. O óleo PAG da Procooler foi exclusivamente desenvolvido para resistir à formação de borras e depósitos, típicos dos óleos submetidos a altas temperaturas e baixo ponto de congelamento (-45º), propiciando maior vida útil do lubrificante.

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 A troca desse óleo do compressor só acontecerá em algumas situações através de diagnóstico visual do ar condicionado do veículo, como podemos verificar abaixo !

COLORAÇÃO VERMELHO MEIO ALARANJADO (foto 1) 

-Visivelmente com muito contraste ou alguma outra tintura no sistema

COLORAÇÃO MARROM CLARO  (foto 2) 

-Sistema ou compressor exposto a um superaquecimento ou alta pressão.

COLORAÇÃO MARROM ESCURO OU PRETO (foto 3) 

-Sistema ou compressor exposto a um excessivo superaquecimento ou alta pressão por um longo tempo.  

VISÍVEIS LASCAS DE METAL OU PARTÍCULAS (foto 4) 

-Desgaste do compressor causado pela falta de óleo ou baixa lubrificação.

VISÍVEIS COMPOSTOS DE PLÁSTICO E BORRACHA (foto 5) 

-Adição de aditivos agressivos que reagem nas vedações (selos e anéis) e mangueiras, falha do filtro secador ou algum desgaste nele. 

BOLHAS VISÍVEIS (foto 6) 

– Contaminação do sistema causada pela mistura de aditivos de má qualidade ou o vácuo não foi feito da forma correta no último serviço efetuado neste sistema.  

VISIVELMENTE GELATINOSO OU COM A CONSISTÊNCIA CRISTALIZADA (foto 7) 

-Tapa vazamentos de má qualidade com agentes que reagem no gás, óleo e contraste. O vácuo no sistema feito antes do tapa vazamento ser aplicado e ele próprio não foi bem feito. 

VISIVELMENTE LEITOSO E COM APARÊNCIA DE SUJO (foto 8) 

-Flush mal feito e com agentes agressivos que reagiram no alumínio e na camada de teflon das partes interna do compressor e o vácuo no sistema além do serviço não ter sido bem feito, foi feito depois do flush. 

Agora vamos descobrir qual a quantidade ideal para repor o óleo do compressor do seu carro pela marca:

TABELA PARA REPOSIÇÃO DE ÓLEO DO COMPRESSOR

MODELOQUANTIDADE (ml)VEÍCULO
6P Denso200 mlCarro
6P Denso270 mlCaminhão
10P15 Denso200 mlCarro
10P15 Denso250 mlCaminhão
10PA15 / 17 Denso200 mlCarro
10P08 Denso150 mlCarro
508 Sanden300/350 mlCaminhão / Máquina
709 Sanden (SD7H15)300/350 mlCaminhão / Máquina
Harrison200 mlCarro
9011 Delphi180 mlCarro
York Quadrado550 mlCaminhão
York Quadrado400 mlCarro
Sanden SD7V16200 mlCarro
Seltec Zexel280 mlCaminhão
Gol III / Mercedes 280 Denso200 mlCarro
BMW 280 / Zafira200 mlCarro
FX15 (Fic Ford)220 mlCarro / Pick Up

REPOSIÇÃO DE ÓLEO POR COMPONENTE

COMPONENTEQUANTIDADE DE ÓLEO A SER RESPOSTO
EvaporadorAdicionar 50cc
CondensadorAdicionar 50cc
Filtro SecadorAdicionar 30cc
Mangueira DescargaAdicionar 20cc
Mangueira SucçãoAdicionar 15cc
Mangueira LíquidaAdicionar 10cc
TuboAdicionar 10cc

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