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Hoje vamos falar sobre o líquido de arrefecimento, a sua importância, como verificar o nível e também como ver a temperatura no painel de instrumentos.
Reservatório de “água” do motor
Na maioria dos carros, você observará que há um reservatório de água, com exceção de alguns veículos. A cor característica na maioria das vezes é rosa, mas pode-se encontrar também o líquido na cor verde.
Função do líquido de arrefecimento
O líquido de arrefecimento tem por função arrefecer o motor, ou seja, mantê-lo na temperatura de trabalho ideal, que no caso é 90 °C. Se a água passar dos 100 °C evaporará, e a alta temperatura fundirá o motor.
Portanto, o líquido de arrefecimento evita a ebulição precoce da água e também evita o congelamento da água.
No radiador, ela é resfriada, pela passagem do ar ali, auxiliada pelo ventilador que fica encostado no mesmo. Caso haja qualquer tipo de folga ou furo em um dos dutos do sistema de arrefecimento, seu funcionamento é comprometido, o que pode provocar danos ao motor.
Em outros tipos de motores não existem essas câmaras de ar, sendo que o motor é resfriado apenas pelo ar, como é o caso dos motores de Fusca. Como a grande maioria dos carros tem sistema resfriado com água, a manutenção é importante.
Nível ideal do líquido de arrefecimento
É importante que você sempre mantenha o líquido de arrefecimento no nível do reservatório, entre o mínimo e o máximo.
Se ficar acima da marca máxima, haverá uma pressão no sistema de arrefecimento, e se você deixar abaixo do nível, elevará a temperatura do motor, o que pode fundir o mesmo.
É necessário trocar o líquido de arrefecimento?
O líquido de arrefecimento é geralmente caracterizado por ser “Long Life”, ou seja, “nunca precisará ser substituído”. Mas com o tempo, o líquido de arrefecimento vai sujando, devido aos minerais da água.
Um conselho é substituir o líquido de arrefecimento do sistema completo a cada 2 anos ou 40.000 km.
Proporção de líquido de arrefecimento e água desmineralizada
A proporção correta do líquido de arrefecimento pode ser encontrada no manual do seu veículo. Caso você não tenha o manual, poderá colocar na seguinte proporção: mínimo de 40% de aditivo do líquido de arrefecimento e 60% de água, ou no máximo 60% de aditivo do líquido de arrefecimento e 40% de água. Uma proporção equilibrada de 50% cada também pode ser usada.
Para saber a proporção correta, veja quantos litros de água circula no sistema ao esgotar toda a água do sistema de arrefecimento. Assim você terá uma base para fazer o cálculo.
Ao colocar o aditivo do líquido de arrefecimento, sempre coloque da mesma marca, para não misturar o composto químico.
Como completar o nível do sistema
Caso você precise completar a água do líquido de arrefecimento, sempre que possível coloque água destilada, porque a água desmineralizada não contém os sais minerais que enferrujam o líquido do sistema de arrefecimento.
Água da torneira ainda cria crostas que podem entupir os dutos do sistema de arrefecimento, podendo nesse caso fundir o motor.
Se precisar abrir a tampa do reservatório do líquido de arrefecimento, abra apenas quando o motor estiver frio, pois com o motor quente a pressão é grande e, ao abrir a tampa, poderá espirrar água e queimar quem estiver por perto.
Cada veículo possui um design diferente do reservatório. Ao fechar, verifique se está bem vedado.
Água baixando no radiador, é normal?
Com o tempo, é natural que o líquido de arrefecimento vai baixando o nível. Isso é normal. Porém, se estiver muito abaixo do nível mínimo, depois de ter completado recentemente, pode haver vazamentos, ou passando pela junta do cabeçote.
Nesse caso leve imediatamente a um mecânico e fique atento ao marcador de temperatura, pois se faltar água no radiador, o prejuízo pode ser grande!
Clique aqui e descubra o que causa a diminuição do nível de liquido de arrefecimento no radiador
E se não tiver água desmineralizada?
Caso não haja água desmineralizada por perto para completar o nível, coloque água filtrada, pois terá impurezas reduzidas e não contaminará o sistema de arrefecimento.
Mas assim que possível leve seu carro no mecânico para fazer a troca da água por líquido de arrefecimento, se não seu radiador começará a enferrujar e o prejuízo vai ser grande!
Temperatura ideal do motor
Nos veículos que contém marcador de temperatura analógico, a escala poderá variar de 50 a 130 °C.
O líquido de arrefecimento trabalhará sempre na faixa dos 90 °C, podendo variar conforme a altitude que você estiver. Se o ponteiro passar dos 90 °C fique atento. Pare em um lugar seguro, desligue o motor e espere esfriar um pouco.
Prossiga sua viagem até um mecânico mais próximo e verifique o que está acontecendo. Se a temperatura continuar alta por muito tempo, isso poderá fundir o motor e causar prejuízos maiores.
Como cuidar do sistema de arrefecimento?
Verifique sempre o nível do líquido do reservatório
Pode parecer um mero detalhe, mas o nível do líquido no reservatório do sistema de arrefecimento é importantíssimo para manter o bom funcionamento do motor do seu carro como um todo.
O recipiente acomoda a água e o fluido de refrigeração e, em todos os modelos de veículos, exibe uma indicação de nível máximo e outra indicação de nível mínimo. É importante estar atento em ambos os níveis.
O recomendado é preencher o reservatório com água e aditivo, sempre respeitando o indicador de nível máximo. A respeito de aditivos, coloque nas revisões periódicas feitas numa oficina especializada e de confiança, sempre após trocar toda a água do sistema de arrefecimento.
Tal líquido deve ser trocado a cada dois anos ou 60 mil quilômetros rodados. Mas lembre-se de observar o nível do líquido a cada 15 dias. E, é claro, esse líquido deve estar sempre acima do nível mínimo.
Se o nível de água e aditivo baixar com frequência, o reservatório ou algum outro componente do sistema de arrefecimento pode estar com problema. Muita vezes, o defeito pode ser algo simples, como um vazamento na tampa do reservatório.
Porém, em qualquer situação, leve o seu carro até uma oficina de confiança.
Jamais utilize somente água da torneira no reservatório do radiador
Ao contrário do que muitos fazem, utilizar somente água no reservatório do radiador não é o recomendado pelas fabricantes. Atualmente, qualquer carro deve ser munido de uma mistura com água pura, destilada ou desmineralizada e com o aditivo no reservatório.
A quantidade de cada um dos líquidos nesta mistura varia de acordo com o fabricante. O ideal é se informar direto na concessionária ou buscar por tal informação no manual do proprietário. Na maioria das vezes, porém, essa mistura é de 50% de água e 50% do aditivo etilenoglicol.
O aditivo do radiador é importante para evitar que a água ferva ou congele, além de proteger o sistema contra corrosões e a formação de incrustações, que podem provocar entupimentos e, assim, sobreaquecer todo o conjunto.
Fique atento a vazamentos e entupimentos
Como você já deve imaginar, qualquer vazamento e/ou entupimento no sistema de arrefecimento do motor do seu carro é o suficiente para provocar sérios problemas no conjunto.
Os vazamentos podem ser facilmente constatados caso haja sinais de ferrugem no líquido dentro do reservatório. Além disso, caso haja poças de água embaixo do carro, o sistema pode estar mesmo com vazamento – fique atento para não confundir com a água que sai do dreno do sistema de ar-condicionado.
Com a ferrugem acumulada no reservatório, ela pode passar para as colmeias do radiador e levar a um entupimento. Este, por sua vez, impede a circulação de água no motor, elevando a temperatura do propulsor e, com isso, provocando problemas, como a queima da junta do cabeçote.
Mantenha a colmeia do radiador em perfeito estado
A colmeia do radiador é um dos componentes do sistema de arrefecimento que está mais sujeito a danos. Isso porque ela fica posicionada logo na frente do carro e pode ser facilmente danificada numa batida frontal.
Além disso, a colmeia suja com facilidade, sobretudo após passar por uma estrada de terra ou lama. Por isso, mantenha a colmeia sempre bem limpa para evitar maiores problemas.
Caso você pegue uma estrada de terra, não deixe que o barro se acumule na peça. Caso isso ocorra, limpe o componente de dentro do cofre do motor para fora, usando uma mangueira.
Faça revisões periódicas
Por mais que essas dicas sejam válidas, nada substitui o olhar técnico de um profissional. Sendo assim, não deixe de fazer as revisões periódicas no seu carro e promova a substituição do componente do sistema de arrefecimento e de qualquer outro ponto do veículo caso ele esteja com defeito ou prestes a chegar ao seu fim de vida.
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