Tampa do radiador! Conheça a melhor marca!

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Se seu carro está baixando água do radiador mas você não enxerga nenhum vazamento, é bom dar uma olhada na tampa reservatório.

O sistema de arrefecimento é responsável pela refrigeração do motor, e um componente que merece grande atenção é a tampa do radiador/reservatório que possibilita o acesso ao sistema para sua manutenção.

A tampa do radiador é muito mais que um simples vedante, pois em sua construção possui também uma válvula estequiométrica calibrada que libera a saída do liquido de arrefecimento em caso de superaquecimento e outra que permitir a entrada de ar/liquido para que as mangueiras não se fechem devido ao vácuo formado pela saída ou vazamento.

Nos carros novos, a tampa do radiador não fica mais no próprio radiador. Ela está no reservatório plástico bem visível aos motoristas. A tampa tem um sistema de válvulas calibradas para suportarem a pressão da água quente.

Se ela está defeituosa, porém, a água do reservatório começa a ser liberada em forma de vapor, deixando o nível abaixo do recomendado para resfriamento do motor.

Se não for trocada, com certeza essas válvulas vão parar de funcionar, o que levará a vazamentos e aumento da temperatura. É importante lembrar que o superaquecimento pode até fundir o motor se o motorista não parar o veículo.

As montadoras recomendam a troca de peça geralmente a cada 30 mil quilômetros. Ela é barata e rápida de ser trocada, mas precisa ser substituída por uma exatamente igual ao modelo original do carro para evitar vazamentos. Além de manter a pressão e o nível de água adequados, a tampa serve para vedar o sistema de arrefecimento e evitar a entrada de impurezas que podem comprometer as peças.

Nos carros mais antigos a tampa era de metal. Agora, praticamente todas são de plástico apropriado para altas temperaturas.

E não esqueça, em caso de superaquecimento, não abra a tampa do reservatório imediatamente. Você pode se queimar. O ideal é abrir a tampa somente após 10 minutos do motor desligado.

Se o motor já superaqueceu e a junta do cabeçote queimou, é preciso redobrar a atenção nos testes da tampa do radiador, pois mesmo após a troca da tampa é preciso realizar um novo teste de estanqueidade no sistema para aferir a eficiência da tampa nova, prevenindo assim uma  possível falha na fabricação da tampa que colocaria todo o trabalho em risco.

Quando devo trocar a tampa do radiador?

A cada 02 anos ou a cada 50 mil quilômetros. Se o uso for predominantemente em regiões sem asfalto, recomenda-se a troca uma vez por ano ou a cada 25.000 quilômetros.

O que acontece se a troca não for realizada?

  • Inoperância das válvulas da tampa, que leva ao vazamento de água e aumento na temperatura no motor;
  • Funcionamento inadequado do sistema de arrefecimento;
  • Deterioração das borrachas de vedação da tampa, que leva ao vazamento de água e consequente sobre-aquecimento da água restante no sistema;
  • Queima da junta e possível travamento do motor no caso de perda de água.

Conheça a TanClick

A TanClick foi inaugurada em 1995 e desde lá a empresa é sinônimo de alto padrão em atendimento. Presente em todo o território brasileiro, através de mais de 30 representantes e, recentemente, de maneira constante e significativa em vários países do mundo.


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