10 Peças de carros com nomes estranhos

Compartilhe

Existe cada nome de peça automotiva estranho né ? Você sabia que um carro tipo o Onix pode ter entre 70.000 e 90.000 peças unitárias? Imagina decorar o nome de todas essas peças ?

Além disso, haja criatividade para colocar nome em 90.000 mil peças ! Quase um “Adão” do mundo automotivo ! Brincadeiras a parte… Nós, seres humanos comuns, sempre ficamos sem entender nada quando vamos ao mecânico e ele fala ” Teremos que trocar a Junta Homocinética do seu carro!” ou ” O cebolão do radiador precisa ser trocado ! “

É papel do seu mecânico saber a função das peças do seu carro, mas é importante sabermos do que se trata essas peças ! Por isso vamos trazer um dicionário automotivo para nomes de peças estranhas para nunca mais ficarmos com aquela cara de pastel na frente do mecânico! Se liga:

1 – Cebolão do Radiador

O cebolão do radiador é uma das peças de acessórios de carro indispensáveis para o seu bom funcionamento.  Muitos pensam ser um sensor, mas nada mais é que uma espécie de válvula que ativa o eletroventilador quando a água atinge a temperatura que o fabricante determina ser adequada para a plena proteção do motor.

Normalmente esse cebolão fica localizado no radiador e deve ficar livre de qualquer tipo de oxidação. Um dos problemas mais comuns, além da queima da peça é o isolamento por zinabre do contato com a água, provocando mau funcionamento.

2 –Puta merda (é sério! rs)

Nada mais é do que um daqueles acessórios de carro situado logo acima da janela, na parte interna, utilizado para colocar a mão ou pendurar um cabide. Estranho né ?

3 – Santantônio

Santantônio é uma barra (ou conjunto de barras) que os conversíveis e demais carros de teto aberto possuem atrás dos passageiros, para evitar que em caso de capotagem, os ocupantes sejam esmagados pelo peso do carro.

Muitos conversíveis atualmente dispensam esse acessório, seja por que possuem o para-brisa reforçado, ou ainda uma versão atualizada do equipamento, que só se posiciona se o carro detectar possibilidade de capotagem.

4 – Burrinho de freio

É um cilindro hidráulico que faz parte do sistema de freios do carro. Em cada roda do carro há uma peça dessas que está ligada a um “burrinho mestre” que responde ao pedal de freio.

Quando o motorista aciona o pedal, um pino penetra no cilindro “burrinho mestre” e faz com que o fluido de freio seja liberando para os burrinhos das rodas acionando assim os freios. Um nome de acessórios de carro bem bizarro e superengraçado, né?

5 – Junta Homocinética

Essa virou até meme gente !  Na verdade é uma peça bem comum e praticamente todos os carros de tração dianteira a possuem. Ela transfere a força vinda dos semieixos saídos do câmbio para as rodas. É graças a ela que esses carros conseguem tracionar e esterçar ao mesmo tempo.

6 – Árvore de Manivelas

Localizado junto ao bloco do motor, o virabrequim (outro nome estranho), ou árvore de manivelas como também é conhecido, é um eixo que gira e recebe a força dos pistões, por meio das bielas e repassa para o sistema de transmissão em forma de torque.

7 –Sapata de freio

As sapatas fazem parte do Freio a Tambor e são classificadas em primárias e secundárias. A primária é quando o sentido de aplicação de força é o mesmo de rotação do tambor, isso ajuda no melhor contato entre lona e tambor.

A secundária é quando o sentido é contrário ao do tambor, reduzindo o atrito. As sapatas lembram muito uma ferradura de cavalo!

8 – Flauta

Flauta nada mais é do que o bico injetor. Até que esses acessórios de carro foram fáceis de imaginar o que eram, né? A válvula injetora de combustível, mais conhecida como bico injetor, é fundamental no sistema de injeção eletrônica para que o carro tenha eficiência tanto em economia, quanto em desempenho.

O bico injetor é responsável por pulverizar o combustível de maneira estequiométrica na câmara de combustão, através de pulsos elétricos comandados pela ECU, mais conhecida como módulo de injeção.

9 – Morcego

Chamado também de morceguinho, é um componente da suspensão. Seu nome “técnico” é suporte dianteiro da barra tensora.

10 –Borboleta

Há duas no carro. A primeira é a válvula que regula a quantidade de ar que entra no motor. A segunda é o mecanismo utilizado para troca de marchas e nem todos os veículos a possuem.

Se divertiu e aprendeu um pouco sobre os nomes e funções das peças de acessórios de carro? Compartilhe com seus amigos !

Gostaria de saber mais sobre o funcionamento do seu veiculo ? Clica aqui para saber mais !

Publicações recentes

O que é melhor água ou aditivo?
Postagem

O que é melhor aditivo ou água desmineralizada?

Existem alguns motoristas que dispensam o uso do aditivo, apenas usam a água desmineralizada. O que a maioria não sabe é que ambos são essenciais para o radiador e que tem a função completamente diferente uma da outra. Alguns até perguntam o que é melhor: “água desmineralizada ou aditivo?”. A

Posso usar água filtrada no radiador?
Postagem

Pode colocar Água Filtrada no Radiador do Carro?

Existem muitas dúvidas quando o assunto é a água/liquido que vai no radiador: Uso só água ou tenho que usar aditivo? Uso água e aditivo ou só pode um por vez? Quanto de cada eu tenho que colocar? Posso usar água filtrada? Posso usar água de torneira? E a lista

O que acontece quando a água do radiador acaba?
Postagem

Entenda: o Que Acontece Quando a Água do Radiador Acaba?

Ei, motoristas! Você já se perguntou o que aconteceria se a água do radiador do seu carro simplesmente acaba-se? Vamos mergulhar nesse assunto e entender os possíveis problemas que surgem quando o nível de água do radiador diminui e como lidar com essa situação. 1. Aumento da Temperatura do Motor: