Os amortecedores são responsáveis pela estabilidade do veículo e faz com que os impactos provocados pelos desníveis da estrada sejam absorvidos.
É fato que o condutor deve estar atento aos sinais, a situação muda para cada tipo de veículo, ao peso máximo que ele suporta, e ao ambiente em que está inserido.
1 – Cuidado com Excesso de Peso no Carro
Carros de passeio estão menos propensos a ter problemas com o excesso de peso, ainda assim, se o condutor gosta de encher o porta malas de bagagem e ter a lotação máxima de pessoas nos bancos com uma certa frequência, ele deve ficar atento.
O peso máximo suportado pelo veículo pode ser facilmente encontrado no manual do carro, ou até mesmo com uma breve pesquisa no google. Fique atento, pesquise por carga útil e o modelo do carro!
Por exemplo, um Fiat Strada possui carga útil de 720 Kg e uma Chevrolet Montana é capaz de suportar 756 kg. Esse valor estimado é referente a pessoas e bagagem. Outro exemplo, dessa vez de carro de passeio, é o Volkswagen Gol, que tem de carga útil 440 Kg.
2 – Evite Buracos Na Estrada
Sabemos que essa variável não depende de você. O Brasil é um país de dimensão continental e possui diversas unidades administrativas, portanto temos um grande problema com a qualidade das nossas estradas. O condutor deve sempre ficar atento para não cair numa cilada, ou um buraco.
Utilize aplicativos para navegação. Eles costumam auxiliar o motorista com esse tipo de imprevisto. Quem nunca ouviu “Cuidado! Buraco Na Via A Frente” dentro…
3 – Lembre-se De Calibrar os Pneus
Vai abastecer? Peça ao frentista olhar os pneus, na maioria das vezes é possível observar o estado de calibragem pelo olho.
De todas as variáveis essa é a mais pratica de corrigir e ficar atento, você pode criar uma rotina semanal de calibragem, por exemplo.
A importante de calibrar os pneus vai além de aumentar a estabilidade do veículo, está relacionada a segurança do condutor e passageiros.
4 – Fique de Olho Na Quilometragem Realizada Pelo Seu Carro
Esse é o parâmetro principal de quando você deverá trocar os amortecedor do carro.
Você sabia que um amortecedor funciona em média 2.600 vezes por Quilometro, e num espaço de 40.000 km, o amortecedor gera por volta de 104 milhões de ações de amortecimento.
Portanto, o melhor momento para realizar a troca preventiva é nos 40.000 km rodados pelo veículo. Para troca corretiva é a partir dos 50.000 km rodados.
5 – Realize a Troca Dos Seus amortecedores
É uma questão de segurança, performance do veículo, e prevenção de gastos ter os amortecedores funcionando corretamente, assim você evita que outras peças da suspensão por exemplo, acabem desgastando antes da hora prevista.
Precisa de Amortecedores Com O Menor Preço? Encontre na Macrocar!