Saiba a importância do óleo do compressor do sistema de ar condicionado !
Sabia que o sistema de ar condicionado do carro também usa óleo? Mas não se assuste! O óleo do compressor do sistema de ar condicionado do carro não tem um prazo de validade por quilometragem como o óleo do motor. Mas claro, que isso não quer dizer que ele não precise ser verificado e substituído em alguns casos!
Diferente de outros sistemas do carro, o óleo do compressor do seu carro só irá ser trocado em caso de danos no sistema.
O objetivo do óleo do compressor do ar condicionado é lubrificar todo o sistema (válvulas e pistões), esse óleo fica em um compartimento isolado, não tem vareta de verificação de nível como o do óleo do motor e também não sofre desgaste durante o uso se todo o seu sistema de ar condicionado estiver funcionando corretamente!
Ao misturar-se com o fluído refrigerante o óleo se move ao longo de todo o sistema através dos componentes e mangueiras, durante o funcionamento, uma parte deste óleo fica aderida nas paredes internas das tubulações e em maiores quantidades no condensador, evaporador, filtro secador e claro no compressor, por isso ao trocar algumas peças do compressor é necessário também fazer uma reposição desse óleo que fica na peça (clique aqui para ter acesso a tabela com todos esses dados, confira!)
Por não ser um óleo que precisa ser verificado, muitos motoristas simplesmente esquecem dessa peça e só se lembram quando o ar condicionado não está mais funcionando corretamente! Ai que problema começa!
Compressores, em geral, foram construído para durar anos ! Isso porque é um sistema fechado em circulação de gás e óleo e esse é o principal problema!
Visto que por ser um sistema fechado se o compressor começa apresentar problemas, você deve verificar todo o sistema de ar condicionado (Condensador, ventoinha do Condensador, Mangueiras, Evaporador, ventoinha do evaporador, filtros, óleo do compressor e o gás R134A)
Agora se você já percebeu que seu ar condicionado já está com problemas, esses são os 4 maiores defeitos que um compressor pode apresentar:
Primeiro: Você foi no mecânico e ele deu a péssima noticia: Seu compressor quebrou ! Você vai precisar trocar – Nesse momento peça ao seu mecânico que realize uma limpeza minuciosa em todo o sistema (mangueiras, filtros, evaporador, condensador).
Um compressor quebrado pode soltar pequenos pedações de aço no óleo que estava do antigo compressor, se ele trocar o compressor e não realizar uma boa limpeza e troca de óleo e fluido refrigerante , provavelmente seu compressor novo irá quebrar! Acredite – Você não vai querer passar por isso novamente !
O segundo maior defeito é a quantidade de óleo no compressor! Pouco óleo no compressor faz com as peças internas trabalhem sem lubrificação, fazendo com que o soltem pequenos pedaços de ferro que podem entupir o condensador e também quebrar o compressor e outras peças !
O terceiro maior defeito é ter muito óleo no compressor, pois esse óleo irá encharca o condensador, as mangueiras, o filtro, a válvula, dificultando a passagem do fluído refrigerante fazendo com que o compressor trabalhe dobrado para manter a refrigeração do carro !
O quarto defeito é importantíssimo, e se trata da qualidade do óleo do compressor, um óleo de compressor de boa qualidade deve ser quase transparente, deve se misturar facilmente ao fluído refrigerante e também deve ter uma viscosidade leve (para que ele consiga fluir facilmente entre os pequenos tubos internos do condensador) !
Outros problemas também podem ocorrer no carro e prejudicar o compressor, por exemplo, injeção eletrônica que desliga o compressor para dar potencia ao carro, mas isso deve ser analisado pelo seu mecânico !
Um óleo de compressor de má qualidade resseca todo o sistemas de mangueiras!
O Óleo PAG (Poli – Alquileno – Glicol) é composto por óleos sintéticos base PAG termicamente estáveis, para lubrificação de compressores de refrigeração. Atualmente hoje diversas marcas produzem o Óleo PAG mas tenha cuidado com o óleo que você escolhe para colocar no compressor do carro !
O óleo PAG Procooler foi desenvolvido para resistir à formação de borras e depósitos, típicos dos óleos submetidos à alta temperaturas, propiciando maior vida útil do lubrificante e longos intervalos de trocas.
O óleo PAG da Procooler foi exclusivamente desenvolvido com a viscosidade ideal, mistura-se muito bem com fluido de arrefecimento, não resseca as mangueiras !
O PAG Procooler é formulado para operar sob altas cargas e temperaturas, e pode ser utilizado em todos os compressores, incluindo os mais modernos e de alta desempenho, onde a utilização de um lubrificante de longa vida útil está tornando-se cada vez mais importante.
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