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A válvula termostática faz parte do sistema de arrefecimento do motor, que é um dos mais importantes de um veículo. Ele é essencial para que o motor funcione em temperatura adequada, evitando assim superaquecimento e danos catastróficos ao propulsor.
Para que serve a válvula termostática?
A válvula termostática tem como função permitir que a troca de calor ocorra entre motor e a atmosfera através do radiador.
Em níveis de temperatura mais baixos, a água ou líquido de refrigeração circula dentro das galerias do bloco e do cabeçote, permitindo aquecimento até o nível adequado de funcionamento.
Esse pré-aquecimento é rápido e necessário para que o motor possa funcionar numa temperatura adequada. Só então, a partir de 90° C, é que geralmente a válvula termostática entra em ação, deixando que o radiador possa fazer uma troca de calor do líquido de arrefecimento, retornando este para o propulsor em temperatura mais baixa.
Calibrada para determinada faixa de temperatura, quando esta abaixa, a válvula termostática se fecha novamente. Mas, por que ela não fica aberta direto? Se isso acontecer, a temperatura do motor nunca atingirá a faixa adequada de funcionamento e isso prejudicará seu desempenho e consumo.
Num carro com injeção eletrônica, a válvula termostática travada aberta obrigaria o sistema a enriquecer a mistura ar-combustível e isso acarretará em falhas, bem como consumo elevado e alto índice de emissão de poluentes. Se ficar fechada, então, ocorre o contrário.
Com a passagem sempre fechada, o motor irá superaquecer, podendo queimar a junta de cabeçote e outros componentes mecânicos. Por isso, é fundamental que qualquer alteração na temperatura do motor, um dos itens que devem ser verificados é a válvula termostática.
Este dispositivo possui temperaturas pré-determinadas, então, em caso de substituição, a nova válvula termostática tem que ter a mesma indicação de temperatura da anterior.
Normalmente, ela inicia a abertura por volta de 80°C e fica completamente aberta aos 95°C.
No passado, quando os carros eram carburados, muitos trocavam a válvula própria para álcool por gasolina, pois, a temperatura inicial de abertura era menor que no caso do combustível vegetal, evitando assim que o motor superaquecesse.
Obviamente, isso alterava bastante o funcionamento do motor e para o lado negativo.
Existem dois tipos de válvula termostática. A primeira é do tipo By-Pass – que possui uma flange com mola, como descrito acima – ou Refil, onde a válvula é inserida dentro de uma carcaça de plástico ou alumínio, podendo ser substituída de forma rápida.
Nesses dois casos, o processo de abertura é termomecânico. No caso da chamada eletroválvula, esta possui acionamento elétrico através de sensor de temperatura da água. Em carros abastecidos com 100% de gasolina, a abertura ocorre aos 97°C.
No caso do etanol, a temperatura de abertura da válvula é de 100°C.
Por que não se deve retirar a válvula termostática?
Como já citado, a válvula termostática cumpre uma função muito importante dentro do sistema de arrefecimento do motor, pois controla a passagem do líquido de refrigeração pelo circuito do motor até o radiador. Um erro muito comum em oficinas mecânicas é a retirada dessa peça para o motor funcionar “melhor”. Alguns mecânicos realizam esse procedimento a fim de evitar que o motor superaqueça devido a problemas na válvula.
No entanto, essa prática pode causar outros problemas para o motorista. Um deles é a elevação do consumo de combustível, pois, sem a válvula, o líquido de arrefecimento circula pelo sistema do radiador e do bloco do motor simultaneamente, fazendo com que a temperatura de funcionamento permaneça abaixo da ideal. Isso faz com que, para manter o motor funcionando, a alimentação de combustível na câmara de combustão se torne maior, acarretando o aumento no consumo.
Além disso, o motor acaba perdendo rendimento, visto que sua melhor performance está nas faixas de temperatura próximas a 90 graus. Com valores menores, o motor acaba ficando mais lento e com redução de potência. Por isso, nunca retire a válvula termostática do seu veículo. Caso ocorra algum problema, prefira fazer a substituição ou troca de componentes da peça. Isso garantirá um funcionamento mais seguro do sistema de refrigeração do carro.
Quais problemas ocorrem com o mau funcionamento da válvula termostática?
Antes de mais nada é importante ressaltar que vários dos sintomas de avarias no sistema de refrigeração do veículo podem estar relacionados a outros defeitos do circuito. Entre eles: vazamento de líquido pelas mangueiras, mau funcionamento do eletroventilador e líquido de arrefecimento abaixo do nível ideal.
Por isso, é preciso checar o estado de conservação desses itens antes de avaliar a válvula termostática. No caso desta peça, há alguns problemas comuns durante o tempo de uso do veículo. Confira agora os principais problemas!
Superaquecimento
O superaquecimento é um dos problemas mais temidos entre os motoristas. No caso de defeito da válvula termostática, é ocasionado pelo travamento da válvula fechada. Essa situação faz com que o líquido de arrefecimento circule apenas pelo motor, bloqueando a ligação do circuito do radiador. Com isso, o motor vai elevando a temperatura gradativamente até chegar ao ponto de superaquecer. Esse problema pode gerar danos sérios, como a fundição das peças.
Aumento no consumo de combustível
O aumento do consumo de combustível também pode estar ligado ao mau funcionamento da válvula. Isso ocorre porque, quando essa peça trava aberta ou quando há a sua remoção do veículo, o líquido de arrefecimento acaba sendo superesfriado, fazendo com que o motor trabalhe em temperaturas abaixo da faixa ideal.
Essa situação gera uma maior necessidade de combustível para gerar a queima na câmara de combustão.
Mais atrito e desgaste das peças
O problema da super-refrigeração pode comprometer a eficiência da lubrificação do motor. Isso porque as peças internas são desenhadas pelos engenheiros para trabalhar em determinadas faixas de temperatura, com o nível de dilatação específico para uma melhor eficiência.
Caso o motor funcione durante boa parte do tempo em temperaturas inferiores, haverá um maior espaço entre as peças metálicas. Isso dificultará a lubrificação, acarretando o aumento de atrito entre as partes e, consequentemente, o desgaste das peças.
Como evitar esses problemas na válvula termostática?
Para se prevenir, nunca deixe de realizar manutenções preventivas, como troca do líquido de arrefecimento e inspeção de vazamentos. Realize boas práticas de direção, evitando, por exemplo, andar com marchas elevadas em subidas ou com transporte excessivo de carga.
Como já citado, nunca utilize o seu veículo sem a válvula termostática e, quando houver algum defeito na peça, realize rapidamente a reparação. Isso contribuirá para o perfeito funcionamento de todo o conjunto.
Essas foram as principais informações que você deve saber sobre a válvula termostática. Lembre-se sempre de que o cuidado e as práticas programadas de manutenção são sempre a melhor forma de garantir o prolongamento da vida útil de todo o sistema.
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