O verão está chegando e pensando nisso preparamos uma lista de revisão e manutenção preventiva para você não ter dor de cabeça nessa temporada! Contudo, sempre aconselhamos a busca de um profissional para fazer aquele check-up geral antes de embarcar em longas viagens. Enfim vamos as dicas:
1. Sistema de Direção:
O primeiro e mais óbvio item dessa lista é o sistema de direção, recomendamos dar uma rodada por ruas vazias e testar como o seu volantes está respondendo. Afinal, se você notar barulhos estranhos vindo do painel do seu carro, ou uma resistência maior do que o normal no volante, procure um mecânico de confiança!
2. Sistema de Arrefecimento
Com as recentes ondas de calor, algo que não pode falhar é o sistema responsável justamente por evitar que seu carro pegue fogo com você dentro. Alguns dos problemas mais fáceis de se identificar são vazamentos no radiador, você normalmente vai enxergar piscinas de um liquido colorido logo abaixo da parte dianteira do seu carro. Vale lembrar de checar o seu liquido de arrefecimento, ele que é responsável por toda a refrigeração do seu motor, então reponha se necessário.
3. Sistema de Freio:
Assim como o item anterior, este também é fácil de notar por alguns problemas, por exemplo trepidações/tremedeiras no pedal, pedal duro, um chiado agudo toda vez que você freia, pedal frouxo (“muximbento”) , pedal muito baixo, etc… Normalmente é bem fácil de notar qualquer coisa diferente no seu freio, mas pense na última vez que foi trocado o fluído de freio e as pastilhas, que precisam ser trocadas de tempos em tempos.
4. Sistema de Embreagem:
Eventualmente, a sua embreagem pode dar um problema, alguns dos sinais mais comuns que a sua embreagem vai dar problemas são: embreagem dura, pedal da embreagem sem folga ou seja, normalmente a embreagem começa a movimentar o carro mais ou menos na metade, se o seu carro só está andando quando você praticamente solta o pedal, não é um bom sinal.
Pedal trepidando, fazendo barulho, marchas arranhando toda vez que você passa a marcha são também alguns dos sinais que você deve se atentar.
5. Suspensão:
Você sabia que um amortecedor ruim pode aumentar em até 50% o tempo de frenagem? Por isso preste atenção em barulhos ao freiar, se o seu carro está meio “dançante” ultimamente, balançando muito quando faz uma curva, passa numa lombada ou pega qualquer buraco “normal”. É hora de trocar os seus amortecedores!
6. Filtros e Fluidos:
Agora os que sempre precisam ser trocados, filtros e fluidos em geral são os que precisam ser trocados em menos intervalos de tempo. Portanto verifique qual foi a última vez que você trocou esses componentes.
7. Elétrica e Iluminação:
Por fim, mas não menos importantes, verifique seus faróis, se estão iluminando como deveriam e se não estão queimados, trocar uma lâmpada é a coisa mais simples do mundo e faz toda a diferença! Falhas elétricas não são lá tão fáceis de se checar sozinho, portanto recomendamos levar até um mecânico.
Precisando de algo para o seu carro?
Por fim vai uma dica de ouro! Ao terminar a sua revisão, se o seu carro estiver precisando trocar qualquer peça, nós recomendamos comprar na MACROCAR, uma loja online de autopeças com grande variedade, marcas de qualidade e um preço maravilhoso de camarada.
Clique aqui e conheça a MACROCAR!
Leia também: ” Quanto Custa para Colocar Gás no Ar Condicionado do Carro? “