As motocicletas, possuem características muito diferentes em relação aos carros em vários aspectos, porém, em contrapartida existem alguns elementos na mecânica que são bastante semelhantes. E entre eles, podemos destacar o radiador.
Como o motor à combustão gera muito calor, é necessário um elemento que dissipe essa alta temperatura caso contrário, provocará sérios danos ao motor ou até mesmo a perda do mesmo. O radiador atua como um refrigerador que mantem a temperatura do motor em níveis aceitáveis as quais seus elementos possam resistir sem sofrer danos.
A saúde de qualquer motor de motocicleta depende muito de uma correta temperatura de funcionamento. Trabalhar quente demais é, frequentemente, motivo de desgaste, quebras e um fator decisivo na redução da vida útil.
O mesmo vale para o oposto, os dias mais frios, esse vilão que não pode ser ignorado é também causador de estragos. Todo motor precisa trabalhar dentro de uma faixa de temperatura, na qual todo o mecanismo do motor estará de acordo com padrão pré-estabelecido na fase de desenvolvimento do projeto da moto ou carro.
Na fase de projeto de qualquer motor, os técnicos consideram uma variedade de fatores para dimensionar o sistema de arrefecimento de moto: dias muito quentes ou dias frios e também o tipo de uso que cada condutor fará de sua moto.
Os altos giros causam mais atrito, mais queima de combustível e mais temperatura! E há os que nunca deixam o motor aquecer direito, fazendo trajetos curtos e truncados, o que leva o motor a funcionar sempre abaixo da temperatura ideal. pela alta.
Tipos de resfriamento do motor de motocicletas
Os motores de moto geralmente são arrefecidos a óleo, líquido ou a ar, o que depende da potência e os diversos tipos de condições de utilização e de pilotos.
O sistema de refrigeração “a líquido” é exatamente como no carro, usa água desmineralizada com aditivos, que circula nas galerias internas do motor.
Para este líquido efetivamente limitar a temperatura excessiva o sistema de refrigeração da moto funciona com uma bomba d’água mecânica, que movimenta o líquido e o faz transitar pelo radiador.
É neste importante componente, externo ao motor, que acontece a mágica: o calor é dissipado, literalmente levado embora pelo ar que atravessa os finos tubos no qual o líquido de arrefecimento passa, que assim volta ao motor mais frio, esse tipo de radiador é utilizado em motores acima de 600 cilindradas!
A refrigeração a óleo utiliza o mesmo óleo do motor para resfria-lo, o óleo passa por dentro dos tubos e aletas e o ar resfriar esse óleo que volta ao motor mais frio. O resfriador a óleo utilizado em motos menores (motos de 250 cilindradas). Entretanto esse tipo de radiador é amplamente utilizado em adaptações em motos 125 e 150 cilindradas!
O sistema de arrefecimento a ar é muito útil em diversos tipos de motores e possui baixo custo de fabricação quando comparado com o sistema de arrefecimento líquido, porém, é necessário movimento para se resfriar.
O calor é dissipado através de aletas que tem a função de dissipar rapidamente o calor gerado pelo motor. Essas aletas certamente ficam localizadas no cilindro também podendo estar em outros lugares. O material que é confeccionado o motor também é muito importante para a condutividade do calor, por este motivo é utilizado uma liga de alumínio na maioria dos cilindros e cabeçotes.
Qual é o melhor sistema?
Ambos são eficazes, e cada tipo de arrefecimento é determinado de acordo com as características de cada moto ou scooter. De um modo geral, o arrefecimento a líquido é usado em motores de desempenho mais elevado, ou nas scooters mais sofisticadas. É um sistema elaborado, que demanda manutenção cuidadosa.
Já a refrigeração a ar é mais simples do ponto de vista técnico, e, portanto, a preferida para motocicletas e scooters “de briga”, cujos motores são mais voltados para a economia do que performance.
Seja qual for o tipo de arrefecimento de um motor, a importância de tal sistema determina que em todos eles, a ar, óleo ou líquido, haja um grande superdimensionamento, uma fenomenal capacidade de manter as temperaturas em níveis adequados mesmo em condições de utilização extremas.
Enfim, tanto um quanto outro são pensados pela Honda para não dar dor de cabeça, garantindo a confiabilidade e durabilidade dos motores.
Aqui na Macrocar você encontra radiadores de moto para diversos modelos disponíveis no mercado !
Clique aqui para saber mais sobre radiadores !
Gostou? Compartilhe com seus amigos que andam de moto