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O sistema de arrefecimento tem a função de manter o motor do veículo na temperatura ideal de funcionamento, que é sempre na faixa de 90° Celsius.
Além da função de dissipar o calor, ele pode auxiliar também na redução de consumo de combustível e das emissões de poluentes, desde que o sistema esteja em perfeitas condições de funcionamento.
Dessa forma, as mudanças de temperatura acabam influenciando na quantidade de combustível injetado devido ao gerenciamento eletrônico do motor.
Na década de 80, o tipo de sistema de arrefecimento mais comum era o sistema aberto. Atualmente, o tipo mais comum é o sistema de fluxo fechado e pressurizado.
Leia também sobre: Como limpar o radiador do seu carro!
Um dos principais componentes do sistema de arrefecimento é o radiador, que é o assunto principal deste artigo.
Importância do Radiador
O radiador é o componente responsável por fazer a troca térmica do sistema. Assim, sendo capaz de manter a temperatura do líquido de arrefecimento. Em outras palavras, o radiador tem a função de impedir que o motor superaqueça e, com isso, prejudique seus componentes internos e seu desempenho.
Os núcleos dos radiadores nos veículos de passeio atuais são fabricados quase que, exclusivamente, em alumínio por questões de peso e custo. Esse tipo de material está cada vez mais sendo utilizado, também, em radiadores para uma grande variedade de veículos comerciais e caminhões no mundo todo.
Entretanto, existem duas configurações básicas, ou “tecnologias”, de montagem dos radiadores:
- Radiadores soldados ou brasados;
- Radiadores tubulares/expandido
Tipos de Radiador
Como já mencionamos acima, os radiadores se dividem em dois principais grupos, tipos, ou modelos, como você preferir; o brasado e o tubular. Esses sistemas, também conhecidos como colmeias, possuem diferenças significativas entre si e é exatamente o que vamos abordar agora.
Radiador Expandido
Os radiadores de fabricação mecânica, com tubos e aletas, são utilizados no processo de refrigeração de motores de menor potência ou com bastante espaço disponível para a sua instalação.
As aletas estampadas (montadas em torno de tubos redondos, ovais ou ovais chatos) formam a grade de arrefecimento. As aletas, fixadas nos tubos por interferência mecânica, são corrugadas ou entalhadas nos ângulos retos na direção do fluxo de ar.
![Radiador expandido](https://b3582989.smushcdn.com/3582989/wp-content/uploads/2022/02/image-3.png?lossy=2&strip=1&webp=1)
Esse tipo de configuração apresenta um menor custo de fabricação e uma menor eficiência, sendo por isso geralmente utilizada para aplicações com motores de menor potência (1.000 cm3 a 1.600 cm3).
Radiador Brasado
Os radiadores brasados são formados por tubos finos e achatados que possuem turbilhonadores. Os turbilhonadores fazem com precisão e eficiência a troca térmica. E, além disso, eles possuem também a função de filtro deixando passar apenas o ar.
Contudo, nesse tipo de radiador os tubos, aletas e coletores em alumínio têm em sua superfície um elemento denominado “clad”. Trata-se de uma liga de alumínio que se funde numa temperatura menor que a temperatura de fusão do alumínio.
Assim, é necessário manter os subconjuntos (ou núcleos de aletas, tubos e coletores) organizados sobre um berço de brasagem. E coloca-los em fornos especiais para fusão do “clad”.
![Radiador Brasado](https://b3582989.smushcdn.com/3582989/wp-content/uploads/2022/02/image-1.png?lossy=2&strip=1&webp=1)
Nos radiadores brasados a fixação é feita por meio da solda de “clad” entre as superfícies de contato. Diferentemente dos radiadores de tecnologia mecânica, onde os tubos são fixados às aletas por expansão mecânica.
O radiador brasado apresenta um desempenho térmico superior ao mecânico de mesma dimensão, sendo utilizado em veículos com motorização acima dos 1.600cm3. O custo de fabricação de um radiador brasado é superior ao mecânico.
Brasado ou Expandido qual é o melhor Radiador ?
O fator mais importante para o bom funcionamento de um radiador é escolher uma colmeia eficiente. Os brasados de alumínio são mais eficientes, leves, e resistentes à corrosão, se comparadas com os de cobre.
Por isso, são utilizadas nos sistemas de refrigeração mais modernos do mundo. Entretanto, alguns carros ainda precisam utilizar o Radiador Expandido, então verifique junto ao se mecânico qual o melhor radiador para o seu veiculo !
Sendo assim, mesmo os radiadores brasados e de alumínio sendo mais resistente eles necessitam de cuidados! O contato da água com o alumínio gera corrosão. Por isso, proteja sempre seu radiador com aditivos e agua desmineralizada.
Se você está precisando de radiador para seu carro, nós da Compra Peças indicamos o site da Paccini, empresa com 40 anos de história, especialista em sistemas de arrefecimento e ar condicionado com filiais espalhadas por todo o Brasil!