Primeiro você deve entender qual é o papel do amortecedor exerce em seu carro: O amortecedor tem o papel de reduzir os impactos causados pelos buracos e irregularidades das pistas.
O que torna o amortecedor importantíssimo, não só para o seu conforto ao dirigir, mas também para melhorar a estabilidade e segurança do seu carro.
Além disso, o amortecedor que funciona corretamente aumenta a vida útil de outras peças do sistema de freios e também dos pneus.
De modo geral, a orientação é que você faça a revisão dos amortecedores a cada 10 mil km e troque a peça após 50 mil km rodados.
Entretanto essa troca deve ser avaliada pelo seu mecânico de confiança e o quanto você utiliza seu carro.
Se você faz um uso mais intenso do carro provavelmente a terá que trocar a antes dos 50 mil km.
É necessário que você esteja atento ao seu carro: Barulhos, ruídos e diminuição do rendimento do carro! Geralmente esses são esses ruídos que vão indicar o desgaste dos amortecedores. Você irá perceber assim que começar a dirigir seu carro!
Afinal de contas, o que é amortecedor recondicionado?
Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância do amortecedor, ficará mais claro entender por que escolher um amortecedor de boa qualidade é tão importante.
Então, será que um amortecedor recondicionado é capaz de garantir a mesma eficiência e segurança de uma peça nova?
Amortecedor recondicionado é uma peça que já foi usado em outro carro por mais de 50 mil km, essa peça irá passar por uma reforma, e irá recuperar algumas de suas características para que possa ser vendida e utilizada novamente.
Este tipo de peça recondicionada são mais procuradas por taxistas e motoristas de aplicativos, que percorrem muitos kms por dia. A motivação principal para buscar esse tipo de peça é VALOR que é bem mais em barato que um produto novo. Mas será que realmente vale a pena o risco?
Quais são os riscos de utilizar peças recondicionadas?
No mercado de autopeças existem empresas confiáveis que realizam recondicionamento de peças, entretanto isso exige muita atenção pois em 80% dos casos você irá adquirir amortecedor recondicionado de baixíssima qualidade.
Quando isso acontece, o resultado para você será prejuízo! E isso não é raro de acontecer! Quantas vezes você comprou um produto mais barato que no final das contas saiu muito mais caro do que comprar algo novo? Pense bem!
Vale a pena optar por amortecedores recondicionados?
Depois de você considerar as características dos amortecedores recondicionados e os riscos de seu uso seu bolso, fica evidente que essa não é uma boa escolha!
Amortecedor recondicionado tem durabilidade muito menor que um novo, pode provocar estragos em outras peças causando muito prejuízo!
Sempre que for trocar seu amortecedor prefira peças novas e sempre dê a preferência a quem pode garantir a qualidade e procedência de seus produtos. Assim, você rodará tranquilo, com a certeza de que o amortecedor irá funcionar bem e não vai te deixar na mão no meio do trajeto!
Nós da Macrocar, temos os melhores amortecedores (novos) e além disso, oferecemos garantia nos nossos produtos, você pode confiar!
Gostou da dica? Compartilhe com seus amigos motorizados