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Porque ficar com o pé no fundo da embreagem desgasta?

  • Kevin Gomes
  • novembro 13, 2023
Ficar com o pé no fundo da embreagem: NÃO FAÇA ISSO!

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Você já se perguntou por que, às vezes, é difícil entender o motivo por trás de alguns problemas mecânicos? Uma peça que muitos motoristas novos ou até experientes, não dão a devida atenção, é a embreagem. Alguns pequenos erros podem acabar com a sua embreagem e te causar um grande prejuizo, um deles por exemplo: Ficar com o pé no fundo da embreagem toda vez que para o carro. Confira nesse post as principais razões para o desespero da sua embreagem!

1. Evite “Meia Embreagem” ao Dirigir:

Um dos hábitos mais comuns que podem prejudicar a vida útil da embreagem é o uso indevido da chamada “meia embreagem”. Isso ocorre quando você mantém o pé sobre o pedal da embreagem sem pressioná-lo totalmente. Esse hábito não apenas aumenta o desgaste da embreagem, mas também pode prejudicar outros componentes do sistema.

2. Nunca Descanse o Pé no Pedal da Embreagem:

Manter o pé apoiado no pedal da embreagem enquanto dirige pode parecer inofensivo, mas na verdade, isso gera pressão constante na peça, levando a um desgaste prematuro. Lembre-se de retirar completamente o pé do pedal quando não estiver trocando de marcha.

3. Engate as Marchas com Precisão:

Esse é mais para os novatos, a menos que você dirija uma Scania de 1900 e bolinha, você não precisa ser bruto com a embreagem, muito menos com o câmbio! Evite pressionar o pedal desnecessariamente ou acelerar de forma brusca durante a troca de marchas.

Agora vamos ao erro mais comum: Por que ficar com o pé no fundo da embreagem desgasta?

Por que isso acontece?

Quando você mantém o pé no fundo da embreagem por longos períodos, mesmo quando não está trocando de marcha, está basicamente mantendo a embreagem parcialmente desengatada. Isso resulta em um constante atrito e, consequentemente, desgaste excessivo. Além disso, essa prática aumenta a temperatura da embreagem, acelerando ainda mais o processo de desgaste.

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Leia também: ” Intercooler e Radiador: Qual a Diferença e Podem Coexistir no Seu Carro? “

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