Como identificar defeitos no radiador do carro!

Compartilhe

Getting your Trinity Audio player ready...

O radiador do carro é, sem dúvidas, uma daquelas peças que, no momento em que apresenta defeito, se não for rapidamente trocada, pode comprometer o motor.

No sistema de refrigeração, ele é responsável pela diminuição da temperatura, com o auxílio da ventoinha e do ar externo.
Mas, será que é fácil perceber que essa peça está funcionando bem? Como saber se o radiador do meu carro está com problemas, qual a melhor forma de prevenir e de solucionar, caso ele apresente sintomas? Vamos saber mais?

Quais os principais sinais de que o radiador do carro está com problemas?

O principal problema e o que pode realmente dar dor de cabeça é o superaquecimento do motor. Falamos sobre isso em um dos nossos artigos.

E a consequência máxima do superaquecimento é fundir o motor, ou seja, ele parar de funcionar totalmente: e aí o prejuízo pode ser maior ainda, do que apenas trocar o radiador.

Mas, existem alguns sinais anteriores aos quais é preciso prestar atenção, para que você não tenha que lidar com esse cenário:

Temperatura: o motor trabalha, em média, entre 115º e 135º. Se esse valor estiver alterado, é o primeiro sinal para você perceber que o seu radiador pode apresentar problemas.

Nível de água: perceba se você tem que trocar constantemente. Um radiador que está com defeito vai ter dificuldade de manter a temperatura e a água passa a evaporar.

Líquido de arrefecimento escurecido: observe como está o líquido de arrefecimento. Se estiver escurecido ou parecer trazer ferrugem, atenção! Qual foi a última vez que você prestou atenção na troca do fluido? Ele deve ser trocado em média a cada 30 mil km. Ver opções de aditivos para o meu carro

Como prevenir para que o radiador do carro não apresente problemas?

O radiador é uma peça de alta durabilidade e existem alguns cuidados periódicos que você pode ter para manter essa característica:


– Observar se há algum dos sintomas citados acima;
– Analisar com um mecânico se há algum ponto de vazamento ou entupimento;
– Manter as revisões em dia – verifique a periodicidade no manual do carro;
– Faça limpeza não só no radiador, mas em todo o sistema, de 2 em 2 anos pelo menos.

O radiador do meu carro está com problemas. E agora?

Bom, primeiramente, verifique se o radiador está totalmente perdido. Existem algumas possibilidades a serem levadas em consideração. Se ele estiver entupido, com os dutos obstruídos, um mecânico especializado pode ajudar.

Ele deve identificar (você já consegue perceber isso quando o motor estiver sendo muito demandado, na hora de uma rotação mais alta, pode haver um aquecimento maior) se há como limpar e garantir a solução. O radiador do carro pode estar totalmente comprometido ou apenas uma parte.


Caso ele esteja completamente comprometido, não tem jeito, tem que trocar. Nós da Compre Peças indicamos nossa parceira Macrocar, lá você encontrará diversos peças de excelente qualidade e com garantia! Quer saber mais sobre radiadores? Só clicar aqui!

Publicações recentes

O que é melhor água ou aditivo?
Postagem

O que é melhor aditivo ou água desmineralizada?

Existem alguns motoristas que dispensam o uso do aditivo, apenas usam a água desmineralizada. O que a maioria não sabe é que ambos são essenciais para o radiador e que tem a função completamente diferente uma da outra. Alguns até perguntam o que é melhor: “água desmineralizada ou aditivo?”. A

Posso usar água filtrada no radiador?
Postagem

Pode colocar Água Filtrada no Radiador do Carro?

Existem muitas dúvidas quando o assunto é a água/liquido que vai no radiador: Uso só água ou tenho que usar aditivo? Uso água e aditivo ou só pode um por vez? Quanto de cada eu tenho que colocar? Posso usar água filtrada? Posso usar água de torneira? E a lista

O que acontece quando a água do radiador acaba?
Postagem

Entenda: o Que Acontece Quando a Água do Radiador Acaba?

Ei, motoristas! Você já se perguntou o que aconteceria se a água do radiador do seu carro simplesmente acaba-se? Vamos mergulhar nesse assunto e entender os possíveis problemas que surgem quando o nível de água do radiador diminui e como lidar com essa situação. 1. Aumento da Temperatura do Motor: