Como funciona o Intercooler do carro?

Compartilhe

O intercooler é uma peça muito utilizada para melhorar a performance de veículos, são instalados na parte da frente do motor! Resumidamente a principal função do intercooler é direcionar mais ar (oxigênio) para dentro do motor, geralmente o ar soprado pela turbina entra no intercooler com uma temperatura de mais ou menos 180ºC e deve chegar a câmera de combustão com cerca de 50ºC, sendo um ar mais denso (com mais partículas de oxigênio) para que haja mais combustão e o veiculo ganhe mais potência!

Funcionamento do intercooler Ar-Ar

Intercooler Brasado ou Expandido ?

Além da economia de combustível, a vantagem do intercooler é proporcionar mais potência ao seu veículo, mas fique atento ao instalar um intercooler ! Procure sempre saber se o mesmo é brasado ou expandido ! Pois existe uma grande diferença entre os tipos de peças

A troca de calor do intercooler brasado é mais eficiente, para os veículos que necessitam de uma maior refrigeração, intercooler brasado é o mais indicado. 

Os intercoolers brasados são formados por tubos que possuem turbilhonadores internamente. Esses turbilhonadores têm como função mudar o escoamento e circulação do ar, no sentido de obter um melhor rendimento.

Uma grande vantagem dos turbilhonadores é evitar a formação de uma película, que impede a parte central do fluxo de trocar calor, prejudicando o desempenho do sistema.

Mais que apenas um resfriador, o intercooler brasado funciona como um filtro, obstruindo qualquer sedimento que não seja ar, obrigando o ar a recircular antes de ir para o motor, retendo fragmentos que por ventura venham da turbina.

Intercooler Expandido

Já os Intercoolers expandidos são fabricados mecanicamente com tubos e aletas, esse tipo de intercooler são mais utilizados na refrigeração de motores de menor potência ou com bastante espaço disponí­vel para a sua instalação.

Devido a maior seção livre nos tubos redondos e ovais, existe uma maior velocidade do fluxo no interior desses tubos, em relação aos tubos chatos, e por consequência uma pior transferência de calor.

Por desconhecimento ou em função de um custo um pouco menor, intercooler expandidos estão sendo aplicados em diversos caminhões, além de não funcionar corretamente, pode diminuir a vida útil do motor, pois seus tubos redondos permitem a passagem de alguns fragmentos, ao contrário do brasado.

Quer saber mais sobre o funcionamento do radiador ? Clique aqui !
Funcionamento do intercooler Ar-Ar

Publicações recentes

O que é melhor água ou aditivo?
Postagem

O que é melhor aditivo ou água desmineralizada?

Existem alguns motoristas que dispensam o uso do aditivo, apenas usam a água desmineralizada. O que a maioria não sabe é que ambos são essenciais para o radiador e que tem a função completamente diferente uma da outra. Alguns até perguntam o que é melhor: “água desmineralizada ou aditivo?”. A

Posso usar água filtrada no radiador?
Postagem

Pode colocar Água Filtrada no Radiador do Carro?

Existem muitas dúvidas quando o assunto é a água/liquido que vai no radiador: Uso só água ou tenho que usar aditivo? Uso água e aditivo ou só pode um por vez? Quanto de cada eu tenho que colocar? Posso usar água filtrada? Posso usar água de torneira? E a lista

O que acontece quando a água do radiador acaba?
Postagem

Entenda: o Que Acontece Quando a Água do Radiador Acaba?

Ei, motoristas! Você já se perguntou o que aconteceria se a água do radiador do seu carro simplesmente acaba-se? Vamos mergulhar nesse assunto e entender os possíveis problemas que surgem quando o nível de água do radiador diminui e como lidar com essa situação. 1. Aumento da Temperatura do Motor: