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O famoso cebolão é um interruptor térmico que fica no radiador do veículo. Ele é responsável por acionar o eletro-ventilador no momento em que a temperatura programada pelo sistema é atingida.
No momento em que o fabricante do carro esta desenvolvendo o motor, eles vão determinar uma faixa de temperatura de funcionamento ideal para o motor.
E com o sistema de arrefecimento, não é diferente! Os fabricantes vão definir uma faixa de temperatura onde o eletro-ventilador deve funcionar para controlar a temperatura do motor naquela faixa ideal.
Faixas de temperatura do cebolão
Quem realiza essa função nos carros, de controlar o momento em que o eletro-ventilador deveria funcionar é o interruptor térmico (cebolão)!
Essa faixa de temperatura é determinada pelo fabricante para o funcionamento do eletro-ventilador é muito importante!
Muita gente altera essa faixa de temperatura substituindo o interruptor térmico por um interruptor com a faixa de temperatura de funcionamento diferente, supondo que vai solucionar um problema de superaquecimento ou outro problema no sistema de arrefecimento!
O problema é que quando se altera a faixa de temperatura do interruptor térmico, também é alterado a relação entre o interruptor térmico e a válvula termostática, afetando o correto funcionamento do sistema de arrefecimento do carro!
Tipos de cebolão do radiador
O interruptor térmico de dois pinos comanda apenas uma velocidade do eletro-ventilador! O sinal chega no primeiro pino e quando o interruptor térmico liga e desliga internamente esse sinal passa para o segundo pino, acionando somente uma única velocidade do eletro-ventilador.
A faixa de temperatura do interruptor térmico geralmente gira em torno de 87 e 92 graus. Ou seja, o líquido de arrefecimento vai aquecendo e quando atingir 92º graus liga internamente e aciona o eletro-ventilador.
O eletro-ventilador vai baixar a temperatura do liquido de arrefecimento e quando essa temperatura atingir 87º graus o interruptor térmico desliga e com isso desligando também o eletro-ventilador
A faixa de temperatura do interruptor térmico geralmente vem escrita na própria peça! (segue foto)
Uma curiosidade do interruptor térmico é que nos carros com ar condicionado, eles tem 3 pinos e nos carros sem ar condicionado eles tem apenas 2 pinos. A diferença existe, porque os carros com ar condicionado precisam de duas velocidades no seu eletro-ventilador.
O interruptor de térmico de 3 pintos tem a capacidade de acionar duas velocidades do eletro-ventilador pois possui duas faixas de temperaturas.
A primeira velocidade do eletro-ventilador é acionada quando o liquido de arrefecimento atingir a temperatura de 95º graus e a segunda velocidade é acionada quando o líquido atinge 102º graus!
Muitas pessoas confundem o interruptor térmico com um sensor térmico, não tem como considerá-lo como sensor, pois não existe variação de funcionamento. Este interruptor térmico funciona aberto ou fechado e só!
Funcionamento interno do cebolão de dois pinos
Dentro de interruptor térmico (Cebolão), existe um disco bimetálico, que irá sofrer dilatações diferentes que vão provocar uma “deformação” no disco que irá movimentar uma haste interna ligando e desligando o contato elétrico.
Funcionamento interno do cebolão de três pinos
Os interruptores térmicos tipo duplo aplicados em carros com ar condicionado, possuem três terminais e duas temperaturas de acionamento.
Esse modelo utilizam dois discos bimetálicos, ou seja, dois metais com dilatações térmicas diferentes calibradas em temperaturas específicas, para acionar duas velocidades do eletro-ventilador em caso de sobrecarga do motor.
A deformação dos bimetais provoca o deslocamento dos pinos, acionando os contatos (liga-desliga 1º e 2º velocidade).
Problemas e testes comuns no cebolão
O interruptor térmico é uma peça que fica em contato constantemente a altas temperaturas tanto do sistema de arrefecimento quanto do próprio motor do carro, então essa peça sofre um maior desgaste quando comparado com outras peças do sistema de arrefecimento!
Vale a observação: Fique sempre atento, pois é muito comum o problema não aparecer no teste e depois de um tempo funcionando, a peça apresentar o defeito! Isso é muito comum em sistemas elétricos. Esses defeitos podem ser intermitentes (vai e volta) quando o motor e sistema de arrefecimento esquentam por exemplo! Então é sempre bom verificar o cebolão sempre que houver problemas no radiador !
O interruptor térmico(cebolão) pode apresentar dois defeitos: Ele pode travar fechado e travar aberto!
Como identificar o travamento do cebolão fechado?
Para o funcionamento do interruptor térmico, ele precisa de um contato constante com água quente. Se ele não tiver contato com água durante todo tempo, ele não vai conseguir fechar o contato.
Quando uma válvula termostática trava fechada, ela impede que a quantidade de água quente chegue ao interruptor. Isso fará com que o interruptor não feche contato e esta água quente vai permanecer em algum ponto do motor e certamente causará um dano gravíssimo a ele.
Como fazer o teste?
Com seu carro frio, parado na garagem, dê a partida apenas para acender o painel, nesse momento se o interruptor térmico estiver travado fechado o eletro-ventilador será acionado em força máxima!
Esse é o primeiro sinal de alerta, visto que o motor do carro está frio, logo o eletro-ventilador não deveria esta ligado!
Após isso, desligue o carro e desconecte o interruptor térmico do radiador, após a retirada, dê a partida no carro novamente apenas para ligar painel, se o eletro-ventilador não for acionado, existe a grande possibilidade do problema ser o interruptor térmico!
Como identificar o travamento do cebolão aberto?
Se o interruptor do cebolão travar aberto, normalmente só se percebe o problema quando o motor super aquece, quando o ponteiro da temperatura do carro chega ao máximo, então sempre fique atento a qualquer mudança no painel de temperatura do veículo!
Outro problema comum pode estar ligado ao mau funcionamento do radiador. Se seu carro estiver com qualquer tipo de problema no radiador, a água quente pode não chegar ao interruptor na quantidade necessária. O Funcionamento eficaz do interruptor térmico depende muito de todo o seu sistema abastecedor.
Esperamos que vocês tenham entendido tudo sobre este importante item do seu carro. Quer saber como limpar o seu radiador ? Clique aqui e descubra! E Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe-nos um comentário e certamente vamos ter o maior prazer de buscar a resposta para vocês!
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