Se você chegou até aqui deve estar se perguntando: “Mas afinal, qual amortecedor é melhor para meu carro? Qual eu devo escolher?”
Primeiro você deve entender as diferenças de cada modelo (Convencional, Pressurizado e Eletrônico) e compreender que todos os modelos de amortecedores são bem estruturados e fabricados para atender as necessidades do seu carro.
Sendo assim, não existe um tipo melhor ou pior. Mas sim, atributos que os tornam diferentes e é preciso levar em consideração que as prioridades de cada carro são diferentes!
Se liga que lá vem dica Macrocar:
Amortecedor Convencional (Hidráulico)
Este tipo de amortecedor está presente na grande maioria dos carros de passeio e funcionam através de um sistema de óleo lubrificante e ar. Esses compostos ficam em câmaras separadas.
O pistão passa a se locomover dentro do tubo do amortecedor contendo óleo, proporcionando a capacidade do amortecimento.
Este modelo de amortecedor é uma opção mais acessível e comum, mas necessita de uma atenção maior, pois seu uso intenso pode fazer com que o óleo e o ar se misturem, causando bolhas e perdendo seu desempenho, aumentando o desgaste interno e diminuindo a vida útil da peça.
Amortecedor a gás ou pressurizado
Amortecedor pressurizado o ar é substituído por nitrogênio conservado sob pressão dentro de um local fechado. Trabalhando da mesma forma que o amortecedor hidráulico, mas com essa composição, se garante maior desempenho e durabilidade da peça.
O nitrogênio atua de forma que proporciona maior resistência aos movimentos, garantindo com que o seu carro tenha maior aderência à pista e estabilidade na direção.
Além disso, com o nitrogênio, não se tem risco de oxidação, tornando esse componente com uma vida útil superior em comparação ao hidráulico.
Amortecedores eletrônicos
São projetados para modelos de luxo e atuam por meio de comandos eletrônicos e se adaptam de acordo com as condições com que o veículo trafega.
O sistema controla individualmente os comandos para cada roda do carro e esses são enviados em frações de segundos conforme a quantidade de amortecimento necessária para cada movimento, mantendo assim, a estabilidade, e, resultando em muito mais conforto e segurança. Porém, fica uma opção mais ‘salgada’ na hora da manutenção.
No geral, veículos leves e utilitários domésticos costumam ter bons resultados quanto a durabilidade com amortecedores hidráulicos.
Qual amortecedor devo escolher?
Já nos casos de veículos maiores com tração 4×4, são indicados amortecedores a gás (pressurizados).
Nos carros que utilizam amortecedores eletrônicos, o cuidado na hora da manutenção tem de ser redobrado. O sistema reconhece a configuração das funcionalidades somente através do equipamento eletrônico adequado.
Geralmente a montadora do seu carro define entre amortecedor pressurizado, amortecedor convencional ou eletrónico. Então, quando você for comprar um carro pense nos seus hábitos como motorista.
Se você realiza grandes viagens e com frequência, passa por estradas com desníveis e irregulares, com um uso mais severo do seu carro, a melhor escolha para você é um carro com uma suspensão mais elevada, que possua amortecedor pressurizado, afinal sua prioridade é ter uma maior estabilidade.
Já se você utiliza seu carro para hábitos diários e comuns, não há problema algum em optar por um veículo com amortecedor convencional, afinal conforto é essencial.
Como já falamos aqui, cada modelo de amortecedor possui suas características próprias de funcionamento, não existe um melhor ou pior.
Todos os modelos são feitos para atender as necessidades essenciais para o seu carro!