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O radiador é umas das peças do sistema de arrefecimento que é composto por um ciclo fechado de 7 componentes: a bomba d’água, o sensor de temperatura, a válvula termostática, o reservatório de água do radiador, o radiador, o aditivo e a ventoinha.
Esse sistema controla a temperatura do motor de um automóvel. Quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor tem maior durabilidade, menor desgaste, maior economia de combustível, menos manutenção, emite menos poluentes e aumenta seu desempenho.
Com a evolução da indústria automotiva (clique aqui e descubra a história do radiador) , descobriu-se que manter o motor a uma certa temperatura poderia melhorar sua eficiência. Então o sistema de arrefecimento foi aperfeiçoado para que tenham maior eficiência operando na faixa de 90ºC a 135ºC.
Para que serve o líquido de arrefecimento?
O líquido de arrefecimento, fluído para radiador e aditivo são os mesmos produtos com nomenclaturas diferentes, em suma o aditivo é responsável por proteger o sistema contra corrosões (bloco, cabeçote, bomba d’água e válvula termostática, por exemplo) e, além disso, aumentar o ponto de ebulição e diminuir o de congelamento da água dentro do sistema.
Para refrigerar o conjunto, o líquido/aditivo troca calor com as superfícies em que entra em contato, onde aumenta a temperatura quando passa pelas galerias e mangueiras próximas ao motor, e perde calor quando passa pelo radiador.
Normalmente, o líquido de arrefecimento não é composto apenas de água e sim de uma mistura de água desmineralizada com aditivo, sendo a proporção de metade água e metade aditivo. Esse composto é responsável por aumentar o ponto de fervura (ebulição) e diminuir o ponto de congelamento (fusão).
Porque não colocar água da torneira no radiador?
Primeiro você deve ter em mente que a água que encontramos na torneira, tem diversos outros componentes como flúor e cloro, até mesmo a água mineral industrializada também não é pura.
Por isso, a água que deve ser usada nos carros é a “água desmineralizada” conhecida nas oficinas como “água de bateria”, pois a água desmineralizada possui características não corrosivas, ideal para o contato com as partes metálicas do motor.
Ao utilizar aditivos você garante que a água se mantenha no estado líquido (não evapore ou congele) e evita a oxidação do motor. E, ao completar o líquido de arrefecimento com água ‘pura’ você vai diminuindo a proporção do aditivo até que chegue a zero, deixando o sistema vulnerável.
Como começar a usar um fluído ou aditivo de radiador?
Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é fundamental respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
Se está na hora de fazer a troca completa do líquido de arrefecimento, procure seu mecânico pois será necessária uma limpeza completa do sistema antes do procedimento. Você deve aproveitar a oportunidade para fazer uma manutenção preventiva do radiador e todo o sistema de arrefecimento.
Agora se você sempre usou água da torneira e deseja começar a incluir o aditivo será preciso fazer uma limpeza profunda, removendo toda a corrosão do motor e do radiador.
Na maioria dos casos, é necessário trocar a válvula termostática, mangueiras e até a bomba d’água, dependendo da extensão dos danos. Depois disso, com o sistema todo em ordem, podemos colocar a proporção correta de água desmineralizada com aditivo apropriado. Nos da Compre Peças indicamos os aditivos da Procooler, e você pode encontrar no site da nossa parceira Macrocar
Aliás, é exatamente nesse momento em que você troca a água da torneira pela mistura com aditivo que aparecem os efeitos da falta do aditivo. Um dos componentes dos bons aditivos é o detergente, que recolhe a sujeira e a fuligem que naturalmente se formam com o tempo, mantendo-as em suspensão.
Mas se você só utiliza água da torneira, a ferrugem acumulada nas peças do motor será removida pelo aditivo; e esta ferrugem acumulada poderia estar impedindo algum vazamento…
Em termos de manutenção, a recomendação de troca do aditivo do radiador varia de acordo com o fabricante e, também, com a qualidade do produto. O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho.
Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo. Água da torneira só em situações extremas quando já está saindo fumaça pelo capô para chegar até o mecânico mais próximo! E lembre-se, a vida útil do seu carro depende da atenção que você dedica a ele…
Que saber mais sobre ferrugem no radiador? Clique aqui e descubra!