Aditivo concentrado ou diluído (pronto para uso), qual o melhor?

O liquido de arrefecimento é super importante para a vida útil do seu radiador e do sistema de arrefecimento. E na hora de escolher qual aditivo usar, surgem várias opções, as mais comuns: Aditivo concentrado e aditivo diluído. Afinal, qual o melhor para o seu carro?

Qual a função do aditivo para radiador?

Antes de tudo, entender a importância do aditivo para radiador é essencial para a saúde do seu carro. Ele não é apenas um líquido colorido no compartimento do motor. Sua função é justamente proteger o seu sistema de diversos fatores tais como: congelamento, corrosão, superaquecimento, fervura, etc….

LeiaTambém

Aditivo concentrado ou diluído: Qual o melhor?

Essa é uma daquelas questões em que não existe um “melhor absoluto”, mas sim o mais adequado para suas necessidades. Os aditivos diluídos, também conhecidos como “pronto para uso”, são mais práticos, já que vêm em uma mistura prévia com água desmineralizada, prontos para serem despejados no radiador. Além disso, têm um custo menor, o que é um ponto positivo para muitos.

Por outro lado, os aditivos concentrados são como o “ingrediente puro”. Eles vêm na forma bruta, exigindo diluição antes de serem adicionados ao radiador. Apesar de precisarem de um passo a mais no preparo, oferecem a vantagem de permitir uma mistura personalizada de acordo com as especificações do fabricante do veículo, que você pode consultar no manual do seu carro.

Ou seja, um é mais vantajoso por ser prático e o outro oferece uma maior precisão do que o seu sistema precisa, afinal você vai estar seguindo exatamente o que a montadora do seu veículo recomenda!

A forma correta de usar aditivo concentrado

Se você optou pelo aditivo concentrado, é importante seguir as instruções do fabricante do seu carro. Geralmente, a diluição é feita com água desmineralizada em uma proporção específica, conforme as orientações indicadas. É crucial respeitar essas medidas para garantir a eficácia do aditivo e a proteção adequada do sistema de resfriamento do motor.

Porém, uma proporção que sempre vai funcionar é 50/50, meia parte de aditivo para meia parte de água desmineralizada. Mas lembrando que o mais recomendado ainda é pesquisar o que a fabricante recomenda!

Qual a melhor marca de Aditivo do mercado?

Por fim, vamos deixar uma dica camarada por aqui: qual a melhor marca de aditivo para radiador? Bom na nossa experiência, a Procooler, é a marca Nacional que oferece uma variedade de opções de aditivos, todos com alta qualidade e um bom custo benefício! Se precisar de um aditivo Procooler para o seu carro, clique aqui e confira na MACROCAR, loja parceira do nosso blog!

Leia também: ” Quanto Custa para Colocar Gás no Ar Condicionado do Carro?

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *