Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ter um carro com ar-condicionado, hoje em dia, não é mais considerado um acessório extra, mas sim algo essencial para muitas pessoas.
O sistema é alimentado pelo combustível do carro, dessa forma pode aumentar de maneira drástica o consumo. Sabemos também que, pode interferir em até 20% o consumo do motor, segundo especialistas. Para que isso não aconteça, você deve saber o momento certo e a maneira correta de uso.
Leia também: Componentes do Ar-condicionado automotivo: Conheça!
Como usar o ar-condicionado do jeito certo?
1 – Frequência
O ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana, para que ele se mantenha em boa forma.
Sistemas que ficam muito tempo desligados, tendem a perder o gás refrigerante, fato que acontece em muitos carros usados já com vários anos de idade.
Mas é bom lembrar que às vezes apenas fazer a recarga do gás pode não ser suficiente para o ar funcionar corretamente.
2 – Dias quentes
O carro exposto por muito tempo sob o sol e fechado, sempre fica bem quente. Para isso. existe uma forma de gastar menos combustível e conseguir resfriar o carro:
– Abra bem as portas e os vidros do carro. Espere alguns segundos. Feche as portas, ligue o carro e saia, com os vidros ainda abertos.
– Ligue o ar-condicionado (pode ser no máximo), e direcione as saídas de ar para cima, assim o ar frio irá cair e resfriar uma área maior.
– Não deixe o ar recirculando, pois o ar-condicionado vai acabar usando ar quente para funcionar. Deixe que o ar mais fresco de fora entre. Quando perceber uma melhora, aí sim pode diminuir o ar e fechar os vidros.
3 – Dias frios
Condicionar o ar não significa que tenha que ser no frio. Em dias gelados, por exemplo, pode ser condicionado a ficar quente.
Além disso, quando a temperatura do lado de fora é menor que a de dentro os vidros tendem a embaçar, nessa situação, o ar-condicionado pode ser usado para desembaçá-los rapidamente.
4 – Na estrada
Especialistas dizem que, até 60 km/h é mais econômico deixar os vidros abertos. A partir de 70 km/h, porém, o arrasto aerodinâmico gerado pelos vidros abaixados aumenta mais o consumo de gasolina do que o ar-condicionado ligado.
5 – Recirculador interno
Esse sistema impede o ar de fora de entrar dentro do carro. Ligamos quando passamos por lugares com cheiros ruins, também quando estamos atrás de um caminhão que solta muita fumaça ou em estrada de terra.
Precisamos frisar que deixar esse sistema sempre ligado não é bom. Isso porque o ar interno começa a ficar viciado e com pouco oxigênio, além do fato de consumir mais combustível. Portanto, use essa opção só quando for necessário.
6 – Manutenção
De acordo com o manual do proprietário de cada automóvel, você deve fazer a manutenção preventiva do ar-condicionado, para manter o sistema bem cuidado.
Se for o caso de optar por uma empresa especializada, procure sempre verificar as mangueiras, a pressão do gás e ainda o filtro de partículas. Uma manutenção bem-feita significa que o ar-condicionado funciona em sua melhor condição e, consequentemente, gasta menos combustível.
E ai gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário. Você também pode obter mais informação sobre ar-condicionado navegando pelo nosso blog.
Está precisando de peças para o ar condicionado do seu carro? Nós da Compre Peças indicamos o site da Macrocar, no site você encontra diversas peças originais com excelente qualidade e diversas promoções!