Getting your Trinity Audio player ready...
|
A água do radiador do seu carro está baixando? A luz de alerta de falta de água no painel costuma ficar acendendo constantemente? O motor tem operado acima da temperatura normal?
Se a resposta for sim, seu carro provavelmente está perdendo água além do normal. Aprenda a verificara se o seu motor tem vazamento de “água“.
Lembrando que água do radiador na verdade é composta por aditivo e água desmineralizada, nunca adicione água da torneira no seu radiador, pois esse pode ser um dos motivos do seu radiador está vazando!
É perfeitamente normal que a água do radiador baixe com o tempo. Evaporação e pequenas perdas no sistema acabam acontecendo com o uso do dia-a-dia, portanto é normal ter que completar o nível do radiador de tempos em tempos (que em carros mais novos deve ser feito com fluido adequado, não com água).
O problema ocorre quando se verifica que litros são perdidos em algumas semanas. Nessa situação, é praticamente certo que o motor vai superaquecer. Pare de rodar com o carro, identifique e resolva o problema o mais rápido possível antes que a conta fique cara demais.
Como verificar vazamento?
Antes de levar seu carro para o mecânico, você mesmo pode identificar vazamento olhando em alguns locais onde normalmente acontecem. Claro que a incidência nesses locais varia de carro para carro, dependendo da maneira como foram projetados, montados e dos materiais utilizados para vedação, mas sempre é bom olhar em todos eles antes.
Por que os vazamentos ocorrem?
Os motivos são inúmeros e merecem muita atenção, pois o escape de “água”, a longo prazo, pode contribuir para que o veículo apresente falhas graves.
Algumas das causas do vazamento de líquido do radiador podem ser vistas a seguir:
Líquido do tanque de expansão
Nos sistemas com refrigeração líquida, um dos fatores que podem ocasionar o vazamento de água é o nível do líquido do tanque de expansão acima do recomendado.
Esse componente necessita, além desse líquido, de um espaço para a expansão do ar quando o motor se encontra em altas temperaturas. Se o nível do líquido está acima da média, pode ser que ocorra vazamento.
Radiador
Responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento, o radiador também pode ser a causa da vazão de água no veículo, isso graças a diversos fatores.
Entre eles, podemos destacar um furo na estrutura do equipamento, um defeito na tampa ou até mesmo algum vazamento nas próprias colmeias. Neste caso, o simples impacto com uma pedra, por exemplo, pode ser responsável pela avaria. Sendo assim, a solução do problema se dá somente com a troca do radiador.
Mangueiras, braçadeiras, selo mecânico e retentor
Outros problemas podem estar relacionados a mangueiras rompidas ou trincadas, braçadeiras frouxas, alguma falha no selo mecânico ou danos no retentor da bomba d’água, itens responsáveis por não permitir o vazamento de líquidos ou outros componentes.
Por isso, é muito importante verificar esses equipamentos quando o motorista leva o veículo para manutenção em sua oficina, pois eles podem causar um vazamento constantemente.
Junta do cabeçote
Esta, quando mal encaixada, também pode ser uma causa de vazamentos, pois permitirá a passagem de líquidos para a câmara de combustão, fazendo com que eles sejam expelidos pelo escape.
Em casos mais graves, os líquidos são expelidos para fora do motor entre o cabeçote e o bloco. Se o problema for esse, basta substituir a junta por uma nova.
Como identificar um vazamento?
Até agora, você conheceu os principais motivos para o surgimento de um vazamento de água. Com essas informações, já é possível identificar o problema, mas vamos mostrar com detalhes quais são os principais sinais mostrados pelo veículo quando o vazamento ocorre.
Você mesmo pode identificar onde está o problema de vazamento do seu carro, mas a oficina mecânica é o lugar certo para encontrar a causa e a solução do escape de água do radiador, resolvendo-o antes que se torne mais sério. Veja alguns sinais que indicam o problema:
Vazamento com água e óleo
Se o seu carro esta vazando água e óleo, o motivo pode ser na junta do cabeçote, de que falamos anteriormente. Como ocorre um superaquecimento em seu interior, a água e o óleo acabam vazando por ali.
Bolhas nas mangueiras
Ligou o veículo e apareceram bolhas em algum ponto das mangueiras do motor? Esse é um sinal claro de que há um vazamento de água no carro.
Se esse é mesmo o problema, uma boa dica para retirar as mangueiras é passar sabão na parte externa do item e jogar água com pressão em seu interior.
Ao analisá-las, lembre-se de tomar muito cuidado para não encostar a mão na ventoinha e nem nas partes quentes do motor, pois você pode se machucar.
Furos no radiador
Esse é um problema comum e uma das principais causas do vazamento de água em veículos de refrigeração líquida.
Para verificar se o problema está nesse equipamento, deixe o carro esfriar em um dia de tempo seco e passe a mão debaixo do radiador. Se há água escoando no local, é sinal de que o equipamento foi perfurado e precisa ser trocado.
Água com cor de ferrugem
Você sabia que é possível identificar o local do vazamento apenas olhando a cor da água no chão da garagem? Se há indícios de um líquido com cor de ferrugem, o problema, mais uma vez, pode ser no radiador.
Essa identificação pode ser feita quando o motorista abasteceu o reservatório apenas com água da torneira, e não com aditivos e água desmineralizada, mas esses líquidos também podem estar presentes no vazamento. Por isso, fique atento: aditivos costumam ter a cor rosa ou verde, com viscosidade parecida com a da água.
Vapor no cofre do motor
Ao deixar o motor esquentar, é possível reparar se existe vapor no cofre do motor do veículo. Nesse caso, é um indício de que o vazamento de água ocorre no sistema de arrefecimento.
Água no interior do veículo
Quando o radiador de ar quente, que fica alojada no painel e garante o aquecimento do ar, apresenta alguma avaria, ela pode começar a vazar água no interior do veículo, molhando os tapetes do assoalho dos bancos dianteiros.
Quais são os riscos de um vazamento?
Se o motorista não leva o veículo para a oficina assim que um vazamento de água é identificado, diversas complicações podem aparecer ao longo do tempo. Conheça algumas delas:
Mau funcionamento do motor
Se a água está abaixo do nível ideal, o motor acaba funcionando em uma temperatura mais alta do que deveria e pode superaquecer, o que pode danificar peças importantes do carro, como juntas, selos e o próprio radiador, além de causar danos sérios ao sistema do veículo.
Problemas no cabeçote
Outra consequência de um carro vazando água do radiador é a queima ou a trinca do cabeçote do motor, o que gera custos altos para o motorista com a manutenção corretiva. O cabeçote rachado ou queimado também faz com que o líquido de arrefecimento vá para o motor, comprometendo seriamente esse equipamento, que deveria estar sempre fresco.
Deformação dos cilindros
Se o líquido de arrefecimento vaza em um cilindro, ele pode se deformar e passar a não desempenhar suas funções de forma adequada. Esses equipamentos, que são tubos de metal onde os pistões se movimentam, fazem parte do motor do veículo e são muito importantes para seu funcionamento.
Os cilindros podem ser consertados quando se quebram, mas, na maioria das vezes, esse serviço não é indicado. A recomendação é substituir todo o motor, pois isso acaba sendo muito mais barato do que consertar os cilindros avariados.
Como solucionar um vazamento?
Depois de identificar a origem do vazamento de água, como mostramos acima, é hora de resolver o problema. O principal é checar todos os equipamentos do automóvel e fazer os devidos reparos, acabando de vez com a vazão de líquidos.
Alguns equipamentos, como o radiador e mangueiras, precisam ser trocados quando apresentam avarias, mas a maioria dos dispositivos que podem vazar água podem ser consertados com a vedação física, composta por fibras orgânicas e sintéticas.
Não se esqueça de que outros tipos de vedação apresentam ótimos resultados para vazamentos pequenos, mas não quando há muita água saindo.
E mais: apesar de um problema parecer sério, ele pode ser simples. Quando as tampas do radiador e do reservatório estão mal colocadas, por exemplo, isso já é motivo para que um vazamento apareça. Por isso, muito cuidado e atenção ao checar todos os componentes do veículo!
Então descobriu o porquê de seu veículo estar vazando água do radiador? Conseguiu resolver o problema? Se sim, deixe nos comentários de nossa matéria!
Se o seu radiador ou qualquer outra peça do seu carro precisar ser substituída, nós da Compre Peças indicamos o site da Macrocar, lá você encontrará as melhores peças, produtos originais e ainda ganhará um super desconto utilizando o cupom: COMPREPECA