Radiador Brasado ou Expandido! Veja a diferença

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O sistema de arrefecimento tem a função de manter o motor do veículo na temperatura ideal de funcionamento, que é sempre na faixa de 90° Celsius.

Além da função de dissipar o calor, ele pode auxiliar também na redução de consumo de combustível e das emissões de poluentes, desde que o sistema esteja em perfeitas condições de funcionamento.

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Dessa forma, as mudanças de temperatura acabam influenciando na quantidade de combustível injetado devido ao gerenciamento eletrônico do motor.

Na década de 80, o tipo de sistema de arrefecimento mais comum era o sistema aberto. Atualmente, o tipo mais comum é o sistema de fluxo fechado e pressurizado.

Leia também sobre: Como limpar o radiador do seu carro!

Um dos principais componentes do sistema de arrefecimento é o radiador, que é o assunto principal deste artigo.

Importância do Radiador

O radiador é o componente responsável por fazer a troca térmica do sistema. Assim, sendo capaz de manter a temperatura do líquido de arrefecimento. Em outras palavras, o radiador tem a função de impedir que o motor superaqueça e, com isso, prejudique seus componentes internos e seu desempenho.

Os núcleos dos radiadores nos veículos de passeio atuais são fabricados quase que, exclusivamente, em alumínio por questões de peso e custo. Esse tipo de material está cada vez mais sendo utilizado, também, em radiadores para uma grande variedade de veículos comerciais e caminhões no mundo todo.

Entretanto, existem duas configurações básicas, ou “tecnologias”, de montagem dos radiadores:

  • Radiadores soldados ou brasados;
  • Radiadores tubulares/expandido

Tipos de Radiador

Como já mencionamos acima, os radiadores se dividem em dois principais grupos, tipos, ou modelos, como você preferir; o brasado e o tubular. Esses sistemas, também conhecidos como colmeias, possuem diferenças significativas entre si e é exatamente o que vamos abordar agora.

Radiador Expandido

Os radiadores de fabricação mecânica, com tubos e aletas, são utilizados no processo de refrigeração de motores de menor potência ou com bastante espaço disponível para a sua instalação.

As aletas estampadas (montadas em torno de tubos redondos, ovais ou ovais chatos) formam a grade de arrefecimento. As aletas, fixadas nos tubos por interferência mecânica, são corrugadas ou entalhadas nos ângulos retos na direção do fluxo de ar.

Radiador expandido

Esse tipo de configuração apresenta um menor custo de fabricação e uma menor eficiência, sendo por isso geralmente utilizada para aplicações com motores de menor potência (1.000 cm3 a 1.600 cm3).

Radiador Brasado

Os radiadores brasados são formados por tubos finos e achatados que possuem turbilhonadores. Os turbilhonadores fazem com precisão e eficiência a troca térmica. E, além disso, eles possuem também a função de filtro deixando passar apenas o ar.

Contudo, nesse tipo de radiador os tubos, aletas e coletores em alumínio têm em sua superfície um elemento denominado “clad”. Trata-se de uma liga de alumínio que se funde numa temperatura menor que a temperatura de fusão do alumínio.

Assim, é necessário manter os subconjuntos (ou núcleos de aletas, tubos e coletores) organizados sobre um berço de brasagem. E coloca-los em fornos especiais para fusão do “clad”.

Radiador Brasado

Nos radiadores brasados a fixação é feita por meio da solda de “clad” entre as superfícies de contato. Diferentemente dos radiadores de tecnologia mecânica, onde os tubos são fixados às aletas por expansão mecânica.

O radiador brasado apresenta um desempenho térmico superior ao mecânico de mesma dimensão, sendo utilizado em veículos com motorização acima dos 1.600cm3. O custo de fabricação de um radiador brasado é superior ao mecânico.

Brasado ou Expandido qual é o melhor Radiador ?

O fator mais importante para o bom funcionamento de um radiador é escolher uma colmeia eficiente. Os brasados de alumínio são mais eficientes, leves, e resistentes à corrosão, se comparadas com os de cobre.

Por isso, são utilizadas nos sistemas de refrigeração mais modernos do mundo. Entretanto, alguns carros ainda precisam utilizar o Radiador Expandido, então verifique junto ao se mecânico qual o melhor radiador para o seu veiculo !

Sendo assim, mesmo os radiadores brasados e de alumínio sendo mais resistente eles necessitam de cuidados! O contato da água com o alumínio gera corrosão. Por isso, proteja sempre seu radiador com aditivos e agua desmineralizada.

Se você está precisando de radiador para seu carro, nós da Compra Peças indicamos o site da Paccini, empresa com 40 anos de história, especialista em sistemas de arrefecimento e ar condicionado com filiais espalhadas por todo o Brasil!

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